quinta-feira, 22 de março de 2012

Crime de Coentrão é tão velho como o futebol....

Ninguém tem dúvidas de que fumar não combina com a atividade de um futebolista profissional, mas o certo é que os jogadores que fumam não são propriamente uma novidade. O português Fábio Coentrão é o caso mais recente a dar que falar, depois de terem sido divulgadas imagens em que aparece com um cigarro na boca. O comportamento do jogador do Real Madrid já mereceu a sanção de José Mourinho, mas não é o primeiro atleta do clube merengue a ser apanhado com a boca... no tabaco!

Em 2011, o alemão Mesut Özil viveu situação semelhante depois de um jornal ter divulgado fotos suas em que aparece a fumar, a bordo de um iate em Ibiza. O jogador "merengue" veio depois garantir que foi apenas consequência de uma aposta, reforçando que não é fumador...

Por cá, Rui Costa, João Vieira Pinto e Paulo Futre não escondem que sempre fumaram enquanto jogaram futebol. "Sei que não é bom para um desportista, é um mau vício e estou decidido, muito em breve, a parar", dizia Rui Costa em entrevista ao jornal Expresso, a 17 de Maio de 2008.

Futre admitiu em 2011, em entrevista ao Sol, que fuma dois maços de cigarros por dia, notando que se iniciou no vício quando tinha 12 anos e que o manteve enquanto foi profissional de futebol.

E João Vieira Pinto revelou, no programa "Lado B" da RTP1, que alguns atletas da sua geração "por vezes, no intervalo [de um jogo], fumavam um cigarro".

A nível mundial, vários atletas foram "apanhados" a fumar, como são os casos dos brasileiros Roberto Carlos e Ronaldo, ou dos franceses Zinedine Zidane e Fabien Barthez. Os dois ex-atletas gauleses deram muito que falar, já que as imagens onde aparecem de cigarro na boca terão sido captadas em plena concentração da Seleção Francesa no Mundial 2006, na Alemanha. A imprensa germânica chegou a anunciar que Barthez fumaria um maço de cigarros por dia com o conhecimento do selecionador Raymond Domenech que não estaria muito preocupado com o assunto.

Já mais recentemente, o antigo treinador do Corinthians, Mano Menezes, desvalorizava a polémica gerada na imprensa pelo facto de Ronaldo fumar alegadamente dois maços de tabaco por dia. "O Ronaldo fumou a vida inteira e agora descobriram que ele está fumando dois cigarros a mais por dia?" Foi o que disse o técnico na altura.

Também o treinador Roberto Mancini, no comando do Manchester City, comentou o hábito de fumar de Mario Balotelli, salientando que o aconselhou a não o fazer. "Para mim, não está bem, mas não sou o seu pai, nem a sua mãe", apontou o técnico italiano.



Fonte: Relvado

Sem comentários:

Enviar um comentário