quarta-feira, 6 de julho de 2011

Ainda a propósito de Coentrão


INSPIRADO PELOS COMENTÁRIOS DE ALGUNS LEITORES...
Não querer perceber o que é contabilidade criativa é uma opção de cada um. Não obriguem é toda a gente a colocar palas nos olhos para pensar sempre que os dirigentes dos nossos clubes são os melhores e mais inteligentes do que os outros, como se os erros não fossem muitos e por vezes fáceis de identificar. Facto simples: se o Real Madrid pagasse 30 milhões não era necessário negociar, era a cláusula de rescisão, estava feito o negócio.
A venda de Coentrão foi feita por 30 milhões oficiais, sim, mas com o Benfica a ser obrigado a valorizar Garay em 10 milhões, pagando 5 por apenas 50% do passe.  É fácil de perceber que aqui já só sobram 25 milhões e que, caso o Benfica queira garantir Garay, ficará em 20+Garay. Ou seja, os números de que se falava há muito e não a tal venda de Coentrão como Falcão que é bonita de propagandear aos quatro ventos, mas não verdadeira. Aliás, por alguma razão Falcão ainda mora no Dragão e Coentrão já vive em Madrid. Aliás, segundo a Bola Branca, o negócio Garay será até feito por 6 milhões por 50%, sendo o Benfica obrigado a pagar o resto do passe no final do contrato caso não exista uma venda. É uma versão que aguarda confirmação.
Não querer entender a posição de fragilidade de Luís Filipe Vieira neste negócio já me causa alguma incompreensão, mas está a voltar o seguidismo típico de início de época, por isso volto a explicar. O presidente do Benfica estava obviamente fragilizado pelas constantes declarações de amor de Coentrão ao Real Madrid e mais ainda pela declaração de que ou Madrid ou a permanência do Benfica. E isso era algo que não podia acontecer, pois o Benfica precisava mesmo deste encaixe. Aliás, assim se explica a queda do negócio com o Chelsea, quando de Londres até poderiam ter chegado melhores condições financeiras para o clube da Luz do que de Madrid. Não foi possível convencer o jogador, como se percebeu.
Esquecendo tudo isto, a verdade é que o Benfica fez um belo negócio. Contratou Fábio Coentrão por um milhão de euros, foi depois obrigado a dar mais 2,5 por Fábio Faria para ficar com os 10% que cabiam ao Rio Ave, mas desportivamente dele recebeu belíssimas contrapartidas e agora fez um importantíssimo encaixe. Há razões para todos ficarem satisfeitos.
Escrito por: Bernardo Ribeiro  
Fonte: Blog Record

Sem comentários:

Enviar um comentário