terça-feira, 22 de março de 2011

Benfica apela à não retaliação

Em comunicado lido pelo vice-presidente Rui Gomes da Silva, o Benfica reagiu ao atentado que a equipa sofreu na última noite no regresso a Lisboa depois do jogo em Paços de Ferreira.

«O Benfica não se revê em qualquer tipo de represálias que possam resultar da sequência dos sucessivos incidentes que os nossos atletas e dirigentes têm sido vítimas», leu Rui Gomes da Silva, numa declaração feita no camarote presidencial do Estádio da Luz.

O apelo à não retaliação foi ainda ratificado mais à frente, pedindo-se aos adeptos do clube para «não caírem na tentação de responder da mesma maneira».

O clube da Luz, de resto, condenou a violência dos actos, mas salientou que a repetição dos mesmos «não representa o futebol, os adeptos, uma região ou uma cidade, mas sim um grupo de vândalos, que tem beneficiado da clandestinidade das suas acções».

Eis o comunicado na íntegra:

«Ontem, uma hora e trinta e cinco minutos depois do fim do jogo em Paços de Ferreira, a comitiva do Sport Lisboa e Benfica, num acto premeditado e executado com precisão, foi cobarde e violentamente atacada.

O País, através das imagens, foi testemunha deste ataque inqualificável, que diz bem do carácter e do propósito dos seus autores.

Todos assistimos – chocados e incrédulos - à repetição de actos que, infelizmente, vêm manchando o futebol português.

O que se passou ontem – que fique bem claro – não representa o futebol ou os seus adeptos. Não representa uma região ou uma cidade. Representa, apenas, um grupo de vândalos, que tem beneficiado da clandestinidade das suas acções.

Todos temos a obrigação de condenar, com clareza, actos deste tipo.

O que aconteceu ontem nada tem a ver com rivalidade ou com futebol; tem a ver com criminalidade.

O que se passou ontem também não tem a ver com o Sport Lisboa e Benfica, mas com o País que somos e com o País que queremos ser.

Já houve demasiados incidentes e o de ontem à noite – só por um feliz acaso – é que não ganhou proporções maiores, que hoje todos estaríamos a lamentar.

Mas a nossa obrigação não pode passar apenas por condenar a violência, qualquer que seja a forma por que ela se manifeste.

A nossa obrigação, porque somos um clube responsável, com uma história centenária, é evitar agir da mesma forma.

Esta Direcção do Sport Lisboa e Benfica não se revê em quaisquer tipo de represálias que possam resultar da sequência dos sucessivos incidentes de que os nossos atletas e dirigentes têm sido vítimas.

A nossa grandeza e o nosso carácter devem levar-nos a pensar que somos o que somos porque não nos revemos neste tipo de acções.

Quero acabar, em nome da Direcção do Sport Lisboa e Benfica e da Administração da SAD, repetindo o nosso apelo para que, independentemente do repúdio a este tipo de actos, nenhum sócio, simpatizante ou adepto do Benfica, caia na tentação de reagir da mesma maneira.

O futebol é paixão e rivalidade, não é violência nem criminalidade. Não pode valer tudo e aqueles que acham que sim, estão a matar o futebol!»





Fonte: A Bola

1 comentário:

  1. Muito fixe o blog
    Passem pelo meu blog: http://modaaminhamaneiramar.blogspot.com/
    Se quiserem combinações para os vosso blogs é só pedir no blog.
    Bjs

    ResponderEliminar