segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Termómetro do «derby»

O Sporting-Benfica desta noite, às 20.15 horas, no Estádio José Alvalade terá, no que respeita ao tempero dos pontos, apenas uma pitada de sal, pois o Benfica tenta agarrar-se à luta à distância pelo título e o Sporting, a doze pontos do rival de Lisboa e 23 do líder (ainda que com um jogo a menos), já nem com o título sonha.

De qualquer forma, é com curiosidade que se aguarda a forma como o Sporting - azarado e privado por castigo do seu lateral esquerdo Evaldo - conseguirá encontrar alternativa para segurar o lado direito do Benfica, sobretudo porque tem sido fácil associar o nome do argentino Salvio aos melhores momentos do Benfica esta época.

A alternativa poderia ser Grimi, mas a sua condição física não dá garantias de sucesso absoluto. Logo surge Torsiglieri, um central a adaptar ao local. Este é sem dúvida um dos temas quentes. 

Numa temperatura mais baixa está, por exemplo, o duelo de treinadores, longe por exemplo, do que se passa entre Jesus e Villas Boas... E Paulo Sérgio, técnico do Sporting, que está castigado, nem sequer estará no banco. Não será por aí que o derby aquecerá...

Quentes:

Salvio contra um defesa-esquerdo

Um dos grandes focos do interesse do Sporting-Benfica de hoje será perceber que antídoto o Sporting irá encontrar para lidar com a velocidade e criatividade de Salvio, sobretudo porque está privado do seu defesa-esquerdo habitual, o castigado Evaldo. Grimi, a primeira alternativa, está tocado e provavelmente caberá a Torsiglieri, um central de raiz, ocupar a posição. O que será certamente bom para o jogo aéreo, pode trazer dificuldades aos leões no jogo mais rasteiro. O Benfica sabe da fragilidade e deverá tentar aproveitar-se dela.

A rivalidade interna

A rivalidade entre Sporting e Benfica é resistente e renasce a cada encontro. Seja em que modalidade for, em que estádio for, altura do ano, competição, posição classificativa, momento ou motivação. É um Sporting-Benfica e ponto final. Interessa a Portugal inteiro. Este, inclusivamente, até aos adeptos portistas despertará interesse, porque se o Benfica perder pontos, o FC Porto poderá acelerar na estrada do título. 

Mesmo com o Sporting na mó de baixo e com o Benfica a rebuscar as suas possibilidades de ganhar outra vez o campeonato, um derby é e será sempre um derby. Para os adeptos de um e outro clubes, ganhar ao rival traz sempre um prazer especial e é isso que torna estes encontros sempre mais fascinantes do que os outros. Não é um campeonato, é um jogo, é um momento que se decide ali, naqueles 90 minutos e, se tudo o resto não interessar, vale ao menos por isso.

Mornos

Interesse classificativo do Benfica

Morno. Apenas isso. O campeão nacional está a onze pontos do líder FC Porto mas, se vencer no Estádio de Alvalade, conseguirá reduzir essa distância para oito. Mesmo que tal aconteça, no entanto, a luta pela revalidação do título por parte dos encarnados vai perdendo força e gás à medida que as jornadas do campeonato vão passando e os dragões vão evitando escorregadelas, tal como aconteceu na jornada passada em Braga. Se, por outro lado, o Benfica empatar ou perder, então sim, permanecerá a onze pontos do FC Porto, ou a dez. 

De qualquer forma, será sempre uma distância que certamente irá desanimar os adeptos. E provavelmente também o treinador e até os jogadores. Este jogo de Alvalade é por isso um desafio à capacidade de resistência da equipa do Benfica, à capacidade de continuar a pressionar o líder, mesmo que o vá fazendo à distância.

Confronto entre treinadores

O duelo Paulo Sérgio-Jorge Jesus está longe de ser um confronto clássico do futebol nacional. Nos seis jogos em que já se defrontraram, cinco para a Liga e um para a Taça de Portugal, Jorge Jesus saiu quase sempre vencedor: cinco vitórias para o agora treinador do Benfica. Paulo Sérgio só venceu Jesus quando, ao serviço do Vitória de Guimarães, ganhou 1-0 na Luz, na época passada, para a Taça de Portugal. O quadro de confrontos entre os treinadores do Benfica e do Sporting pode ser consultado com mais pormenor na página 11.

Frios:

A ausência de Liedson

Nos oito anos em que esteve ao serviço do Sporting, Liedson, agora nos brasileiros do Corinthians, marcou onze golos ao Benfica. Os encarnados foram, aliás, a principal vítima do levezinho. Este será o primeiro derby já sem Liedson de verde e branco, o que certamente lhe tira cor e alguma emoção competitiva, sobretudo porque os duelos entre Liedson e Luisão já faziam legitimamente parte da história recente do futebol português. Também falta o defesa David Luiz, que o Benfica vendeu ao Chelsea. 

Interesse classificativo do Sporting

Em terceiro lugar no campeonato, os leões já não aspiram ao lugar pelo qual historicamente lutam: o primeiro. A incríveis 23 pontos do FC Porto, ainda que o líder tenha um jogo a mais, e a desanimadores 12 pontos do rival Benfica, o Sporting parece destinado a lutar pela manutenção do terceiro lugar e os próprios adeptos do clube já se resignaram com essa meta para este ano. 

Não haverá muito mais a fazer. Um fraco estímulo para tão grande clube, é certo, sobretudo porque o Sporting tem já à perna várias equipas, de entre as quais se destaca o Vitória de Guimarães, em quarto e com apenas menos um ponto do que os leões. Qualquer deslize em Alvalade pode significar uma descida na tabela. Por outro lado, a crise directiva em Alvalade, o burburinho das eleições e a tudo o que lhes surge associado, não têm ajudado a manter a serenidade competitiva nos leões.


Fonte: A Bola

Sem comentários:

Enviar um comentário