quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Prioridade à Europa

A frase foi repetida até à exaustão na época passada por Jorge Jesus, nas vésperas de cada jogo da Liga Europa: «A nossa prioridade é o campeonato.»

O técnico manteve a sua coerência em pleno confronto com o Liverpool, nos quartos-de-final da competição, já depois de afastar o Marselha nos oitavos: relegou para segundo plano o jogo da segunda mão, em Inglaterra, quando levava magra vantagem de 2-1 da Luz.

O encontro de Anfield ficou entalado entre a deslocação à Naval e a recepção ao Sporting, entre 5 e 13 de Abril de 2010, e o técnico promoveu sete mexidas na equipa, começando pelo guarda-redes (Júlio César pelo então titular Quim) continuando na defesa (David Luiz a lateral-esquerdo) e terminando no ataque (sem Saviola, lesionado, Aimar jogou ao lado de Cardozo). Os resultados são conhecidos: 4-2 na Figueira da Foz (depois de a equipa estar a perder por 0-2) derrota por 1-4 em Inglaterra e vitória (2-0) sobre o Sporting. «Acho que podia ter ganho a Liga Europa mas se calhar não teríamos sido campeões», resumiu Jorge Jesus, a A BOLA, a 22 de Maio de 2010.

As diferenças

Mas agora a Europa é prioritária. Foi o próprio técnico a admiti-lo, em entrevista à Benfica TV, a 30 de Dezembro de 2010: «Se chegar aos quartos-de-final da Liga Europa, como na época passada, pensarei de forma diferente. Naquela altura dei prioridade ao campeonato.» Na mesma entrevista o técnico reiterou a intenção de «voltar a ser campeão», mas também sabe que na Liga Europa a equipa está dependente de si mesma e, como José Mourinho afirmou recentemente, a competição «está ao alcance» de uma equipa portuguesa.

A isto acresce a necessidade de limpar a má imagem deixada na Liga dos Campeões, cujo afastamento até já motivou uma provocação de André Villas Boas. O último jogo europeu remonta a 7 de Dezembro, na derrota com os alemães do Schalke 04 (1-2), em casa, e o regresso à UEFA dá-se novamente frente a germânicos (Estugarda), também na Luz.





Fonte: A Bola

Sem comentários:

Enviar um comentário