domingo, 13 de fevereiro de 2011

Ninguém vence tanto na Europa

Jorge Jesus diz que em Portugal não há equipa igual ao Benfica e a verdade é que o técnico encarnado até pode estender a sua afirmação a nível europeu. Se Jesus se referia à qualidade do futebol praticado - "Somos a melhor equipa a jogar em Portugal", soltou após o jogo com o Setúbal -, os números demonstram a força das águias. Isto porque não há nenhuma formação que consiga um registo semelhante ao do clube da Luz em termos de vitórias consecutivas. O campeão nacional persegue o FC Porto na luta pelo título e leva nesta altura 12 triunfos seguidos, número bem distante dos registados pelas equipas em melhor momento nos principais campeonatos europeus.

O último percalço do conjunto comandado por Jorge Jesus foi já a 7 de Dezembro do último ano, no Estádio da Luz, ante o Schalke 04, para a Liga dos Campeões, e desde então as águias somam por vitórias todos os jogos disputados. Atrás, muito atrás, nesta altura da época, surge o Barcelona. O campeão espanhol é a segunda equipa em melhor forma na Europa, mas leva apenas cinco vitórias consecutivas. E incluindo as equipas dos campeonatos que ocupam o top 11 no ranking da UEFA - as ligas russa e ucraniana estão paradas neste momento, por isso não foram contabilizadas neste registo -, seguem-se o Liverpool (Inglaterra), Lorient (França), Den Haag (Holanda) e Fenerbahçe (Turquia), todos com quatro triunfos, Inter (Itália) e Panathinaikos (Grécia), com três, e Hoffenheim e Nuremberga (ambos da Alemanha), com duas vitórias.

Após o último desafio, Jesus entrou na guerra psicológica com André Villas-Boas, lançando alguma pressão sobre o FC Porto, frisando que o rival "já não está tão forte". O técnico dos dragões, que tem apostado forte nos mind games, não se mostrou ontem ameaçado, e respondeu com... elogios. "Leio a competência do Benfica, que é o nosso rival mais próximo, e que atravessa um excelente momento. Não me parece que este campeonato possa ser dado como terminado na sequência de uma vitória do FC Porto em Braga", referiu, ele que viu as águias superarem precisamente em Setúbal um registo que pertencia à sua equipa.

Até ao último domingo, os dois grandes portugueses estavam igualados em termos de máximo de vitórias consecutivas, pois os dragões conseguiram iniciar a época com 11 triunfos sem interrupções, num registo do qual apenas o Barcelona se aproxima, tendo derrotado os seus adversários por dez ocasiões em todas as competições de forma consecutiva. Perto deste trio só Inter, Dortmund e Olympiacos, que chegaram aos sete triunfos seguidos em 2010/11.

A nível interno são... 15

Se considerarmos apenas as provas a nível interno, o registo encarnado torna-se ainda melhor, ou seja, atinge os 15 triunfos, numa série iniciada com a Naval, após o desaire no Dragão. Só o Barcelona se aproxima, pois chegou aos 12 triunfos nas provas espanholas, sendo curiosamente seguido pelo Mainz (Alemanha), com oito vitórias.

Barça é rei na Liga

O conjunto de Jesus promete não desistir da Liga e vai tentar frente ao Guimarães o nono triunfo consecutivo na prova - curiosamente tem apenas mais um do que o FC Porto, que também está a viver um bom momento -, mas é neste capítulo que deixa de ser o líder na Europa. E a culpa é de Barcelona e Olympiacos. A equipa de Pep Guardiola leva... 16 vitórias ininterruptas na competição, tendo registo apenas um desaire e um empate este ano, enquanto os gregos venceram os últimos nove jogos, liderando assim o seu campeonato.


Fonte: O Jogo

Sem comentários:

Enviar um comentário