domingo, 7 de novembro de 2010

O clássico que os canhotos querem decidir

Hulk e Fábio Coentrão serão protagonistas do duelo que pode decidir o clássico entre Porto e Benfica.

Falcão contra David Luiz, Fernando contra Pablo Aimar, João Moutinho contra Javi Garcia ou Varela contra Maxi Pereira, são duelos com potencial para fazer levantar, hoje (Sport TV1/20h15m), as bancadas do Estádio do Dragão. No entanto, será no embate entre dois esquerdidos que tudo se poderá decidir. De um lado Hulk, enquanto à sua frente estará Fábio Coentrão. Os dois jogadores em melhor forma da equipa líder do campeonato e do campeão em título e os dois em quem os adeptos depositam maiores esperanças para chegar à vitória.

Melhor marcador do FC Porto, as exibições de Hulk têm sido determinantes para o demolidor começo de temporada da equipa, dominadora em todas as frentes. Além de marcar, porém, o brasileiro também se distingue pelos lances de combinação com Falcão e Varela, companheiros num sector atacante que é o espelho do colectivo portista: dinâmico, versátil e solidário. No entanto, desta vez o mais profícuo trio ataque do futebol nacional terá pela frente a segunda melhor defesa da Liga - com mais dois golos sofridos que o Porto - e que nos últimos cinco jogos do campeonato não consentiu qualquer golo. Em destaque tem estado Fábio Coentrão - já marcou três golos no Dragão, dois pelo Nacional e outro com a camisola do Rio Ave - e será ele o encarregue da espinhosa missão de seguir os movimentos do avançado brasileiro. Nos dois lados a motivação é alta, reforçada pelos desempenhos europeus a meio da semana (Hulk ficou em branco contra o Besiktas mas garantiu o apuramento para a fase seguinte da Liga Europa e Coentrão bisou frente ao Lyon).

"Hulk beneficia muito do colectivo, mas também está mais relacionado com o jogo e a própria equipa, algo que se reflecte no seu rendimento", comenta Dito, ex-central dos dois clubes. Para Rui Águas, companheiro do antigo defesa na Luz e no Porto, acrescenta: "Num universo mais equilibrado e compacto, nesta altura, o Hulk emerge pela força, a potência e a capacidade goleadora."

No que diz respeito a Coentrão, a opinião de Dito é acompanhada por um sorriso. "Está insuportável! A sua disponibilidade para o jogo é impressionante e torna evidente o sub-rendimento de outros jogadores importantes na época passada, casos de Aimar, Saviola ou David Luiz, além do factor Roberto que influenciou os primeiros jogos. O Fábio arrasta e motiva a equipa por causa da sua atitude. E funciona em todo o flanco como fazia Roberto Carlos." Na opinião de Águas, o esquerdino "assume mais importância, nesta altura, em situações de finalização, não só pelo bom momento que atravessa, mas também pelas limitações que o plantel do Benfica tem evidenciado".

O que decide?

Sobre os factores que mais peso exercem no encontro de hoje, Dito e Rui Águas encontram-se. "Não é a tão anormal como isso que exista grande diferença entre candidatos nesta fase. Creio que o FC Porto está em crescendo, tem um bom grupo que está a ser gerido de modo inteligente pelo André, dando oportunidades a todos. O Benfica vai ganhando, mas não convence, só melhorou os resultados, não as exibições. E, conforme Steven Gerrard disse há alguns anos, não se ganham campeonatos à 10ª jornada, mas podem perder-se. Se o FC Porto sair vitorioso do clássico é difícil que não seja campeão", afirma o antigo defesa. Águas resume: "A principal marca neste jogo vem dos sete pontos de vantagem do FC Porto e isso torna o jogo mais importante para o Benfica que, caso não consiga vencer, terá passado um duelo directo sem recuperar."

Hulk:
- Givanildo Vieira de Sousa (Hulk) nasceu a 25/7/86 no Brasil
- Com contrato até 2014, tem a cláusula de rescisão mais alta do futebol nacional (100 milhões de euros) mas o clube só detém 45% do seu passe.
- Com 1'80m e apenas 75 kg de peso, a potência física de Hulk tem sido a sua principal arma. Este ano já fez dez golos - vale 40% do total da equipa na Liga.

Fábio Coentrão:
- Fábio Alexandre da Silva Coentrão nasceu a 11/3/88 em Vila do Conde.
- Começou a extremo, mas foi na lateral esquerda que começou a brilhar. Está vinculado ao Benfica até 2016 e protegido por uma cláusula de 30 milhões de euros.
- Já marcou três golos no Dragão (Nacional e Rio Ave) e frente ao Lyon, para a Liga dos Campeões, bisou.

Sem comentários:

Enviar um comentário