quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Benfica tem apenas mais um titulo que o Porto

O Benfica mantém o estatuto de clube português com mais troféus conquistados, num despique em que o FC Porto, em progressão galopante nos anos de ouro de Pinto da Costa, está cada vez mais perto.

O Benfica conquistou 67 títulos oficiais, contra 66 do FC Porto, sendo os dois clubes mais titulados do futebol português, num ombro a ombro que promete animar a rivalidade entre os dois emblemas.

Na última temporada os "encarnados" conseguiram brilhar como há muito não o faziam: conquistaram de forma superior o campeonato e venceram a Taça da Liga (pela segunda vez), mas o FC Porto anulou a vantagem praticamente de imediato.

Estava a época 2009/2010 perto do seu final e os "dragões" venceram na final do Jamor o Desportivo de Chaves (2-1), somando a sua 15.ª Taça de Portugal, naquele que foi o único troféu arrecadado no último ano sob o comando de Jesualdo Ferreira.

Poucos meses depois, no arranque da nova temporada, Benfica e FC Porto discutiram mais uma conquista, desta vez em confronto directo, com os "dragões" a vencerem em Aveiro as "águias" por 2-0 e a somarem a sua 17.ª Supertaça.

A diferença mínima, de um troféu, estava reposta, e a atual época promete ser mais um capítulo de acesa luta entre os dois clubes mais titulados do futebol português.

O Benfica continua a ter na base da sua supremacia os triunfos internos, sobretudo em conquistas no campeonato - muitíssimo menos frequentes nas duas últimas décadas (quatro títulos) - e na Taça de Portugal (24, mas apenas três nos últimos 20 anos).

Já o FC Porto, em contraponto, assumiu-se como a melhor equipa durante esses anos, e tem vindo a conquistar troféus ano após ano (13 títulos de campeão e nove Taças de Portugal desde 1991), além de uma importante afirmação internacional, superando as "águias" fora de portas.

Os "dragões" não só igualaram o rival nos títulos de campeão europeu (dois), como venceram uma Taça UEFA (2002/2003) e conquistaram mais uma Taça Intercontinental.

O Benfica passou, assim, a estar numa posição de desvantagem nas conquistas internacionais, apesar de o clube ter no seu palmarés uma Taça Latina - prova que antecedeu a Taça dos Campeões Europeus - e oito finais perdidas.

Os "encarnados" perderam cinco de sete finais da Taça dos Campeões e uma final da Taça UEFA, a duas mãos com o Anderlecht, e o FC Porto perdeu uma Taça das Taças, na década de 80 frente à Juventus, e duas supertaças europeias, frente ao Milan e ao Valência.

As diferenças entre as conquistas dos dois clubes são assim cada vez mais ténues, com os "encarnados" a viverem muito de um passado de glória, e os "azuis" a mostrarem maior regularidade e eficácia nos tempos modernos.

1 comentário:

  1. Há quantidade e qualidade. O FCP daria um monte de supertaças para ter mais alguns campeonatos. Não se pode deixar de dar os parabéns pelo brilhante palmarés alcançado nas últimas décadas, em Portugal e no Estrangeiro. Quem diz que o FCP é um clube regional não sabe o que diz.

    ResponderEliminar