quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Jorge Jesus vai para a guerra com todos

Jorge Jesus vai apostar forte na guerra com o Paços de Ferreira, que antecipa a dura deslocação ao terreno do FC Porto, e, apesar de ter Maxi Pereira, Luisão, Javi García e Carlos Martins em risco, não vai fazer poupanças no jogo de amanhã. O técnico encarnado sabe que só a vitória pode dar alento para o embate do Dragão, por isso, e como tem sido habitual na sua passagem pelo Benfica, vai colocar os jogadores em risco para a 10ª jornada no onze inicial já amanhã.

Na última época, Jesus conseguiu levar a formação da Luz ao título nacional e, nas diversas vezes em que alguns dos seus jogadores imprescindíveis estiveram em risco para os desafios com Braga, FC Porto e Sporting, o treinador nunca abdicou da sua utilização.

Do quarteto actualmente em risco para o encontro com a equipa de André Villas-Boas, três jogadores já conheceram a sensação de jogar no fio da navalha em 2009/10, pois apenas Carlos Martins não chegou a ver a sua utilização dependente dos cartões amarelos. Além de Maxi Pereira, Luisão e Javi García, também David Luiz, Fábio Coentrão, Rúben Amorim, Di María e Saviola estiveram em risco. E, apesar destes problemas disciplinares, apenas dois foram punidos por acumulação de amarelos: primeiro Fábio Coentrão, que falhou o FC Porto, e Maxi Pereira, que ficou de fora com o Sporting, ambas as vezes na Luz.

Javi García já viu quatro amarelos e, se repetir a experiência amanhã, falha os dragões. Porém, diz não estar preocupado. "Não me vai condicionar. Vou fazer o meu jogo e jogar a cem por cento, como sempre", disse ontem à Benfica TV, acrescentando que, "se tiver o azar de ver um cartão", tem plena confiança nos companheiros. "Se virmos cartões, confiamos todos uns nos outros. Na última época houve baixas e quem entrou fez igual ou melhor", explicou. Admitindo que o jogo com o FC Porto "é muito importante", garantiu só pensar de momento no Paços de Ferreira: "Está muito em jogo na Liga e não nos podemos permitir mais qualquer erro."

Antigo capitão do Benfica, Veloso conhece bem a sensação de jogar sob pressão disciplinar, pois falhou a final da Taça dos Campeões Europeus de 1989/90 devido a castigo. Por isso, reconhece a O JOGO que, "se estivesse na posição do Jesus e se pudesse, talvez fizesse descansar um ou outro jogador". Ainda assim, entende a opção do técnico das águias de não poupar: "Este jogo é o próximo, e é fundamental conquistar os três pontos para evitar novo atraso para o FC Porto.

Veloso diz que esta condição "obriga a níveis de concentração superiores" e, apesar de reconhecer que "pode existir alguma ansiedade", destaca a "experiência" dos atletas. "Os jogadores pensam sempre no cartão amarelo, mas sabem que, se for preciso, se vão sacrificar pela equipa", assegura.

Sem comentários:

Enviar um comentário