terça-feira, 17 de agosto de 2010

Campeonato começou

Aí está o campeonato! São 240 jogos, no mínimo 21.600 minutos de futebol, ao longo de 30 jornadas. Esperam-se muitos golos, espectáculo, polémica e, acima de tudo, muita emoção. O Benfica parte como favorito mas FC Porto, Sporting e Sporting de Braga vão fazer de tudo para que a festa encarnada não se repita. Venha daí então o maior espectáculo desportivo nacional...

Terá o Benfica de Jorge Jesus força e engenho para revalidar o título de campeão nacional? Conseguirá Villas-Boas colocar de novo o FC Porto na senda do sucesso? Paulo Sérgio tem capacidade para devolver ao Sporting a grandeza de outros tempos? Conseguirá o Sporting de Braga repetir a época de sonho que lhe deu um fantástico segundo lugar e a luta pelo título até à última jornada na temporada passada? O regresso de Manuel Machado a Guimarães irá permitir ao Vitória local o regresso aos lugares europeus?

O Nacional e o Marítimo vão voltar a colocar a Madeira no topo do campeonato português? Conseguirá a Académica de Jorge Costa ombrear com os maiores? Portimonense e Beira-Mar, que estão de regresso à liga principal, vão ter estabilidade e talento para continuar num campeonato mais disputado? O Vitória de Setúbal de Manuel Fernandes terá capacidade para esquecer a crise financeira e mostrar em campo porque é um dos históricos portugueses? O Paços de Ferreira, a Naval, a União de Leiria e o Rio Ave vão conseguir manter os seus emblemas nos relvados principais?

As dúvidas são muitas no início de mais um campeonato nacional. São 30ª jornadas de pura emoção, onde todos vibramos com as nossas equipas e os nossos jogadores favoritos. São 240 jogos onde esperamos muitos golos, jogadas fantásticas e, porque já é habitual, muita polémica. Mas esse é o encanto de mais um campeonato que nos faz vibrar e, muitas vezes, esquecer os problemas do dia-a-dia. Os golos de Falcao, Cardozo ou Liedson, as jogadas fantásticas de Hulk, Aimar ou Saviola, as defesas de Rui Patrício, Helton, Peçanha ou Bracalli, os cortes de David Luiz, Carriço, Rodriguez, as arrancadas de Álvaro Pereira, Fábio Coentrão, ou Evaldo ou os passes de Moutinho, Maniche ou Aimar são apenas alguns motivos para que semana após semana as conversas girem em torno de mais um campeonato nacional que este ano tem o nome de Liga Zon Sagres.

Benfica favorito

A época 2009/10 foi de sonho para o Benfica que fez a festa na última jornada em casa. Os adeptos encarnados festejaram o título e apenas viram fugir a Taça de Portugal para o FC Porto. O Benfica arrasou no campeonato mas a verdade é que não teve vida fácil com um surpreendente Sporting de Braga a lutar até ao fim por um título inédito. Domingos Paciência é a cara do sucesso bracarense que parte para esta nova época confiante em mais um brilharete. Saíram alguns jogadores importantes - Eduardo, Evaldo e Hugo Viana são os principais - mas este Sporting de Braga já mostrou que está estável e ambiciona ainda mais. Para combater o favoritismo do Benfica na próxima Liga Zon Sagres, o

FC Porto mudou de treinador e apresentou o técnico mais jovem de sempre dos Dragões. As dúvidas quanto à capacidade de André Villas-Boas são muitas apesar de o treinador ter colocado a Académica a jogar bom futebol na época passada. Resta então saber se a máquina azul-e-branca vai funcionar e voltar a lutar pelo título nacional. O Sporting parece apostado numa época tranquila. Paulo Sérgio - que deixou fugir a qualificação europeia no Vitória de Guimarães na última jornada onde precisava apenas de um ponto - foi o escolhido para liderar o banco leonino. Na temporada 2009/10 os leões ficaram em 4º lugar, posição que não conheciam desde 1998/99.

(...)

16 EQUIPAS: CAMPEÃO, EUROPA E A MANUTENÇÃO

(...)

BENFICA

Depois de conquistado campeonato os adeptos já sabiam que iam perder alguns dos jogadores. Saiu Di Maria e Ramirez mas a verdade é que a equipa base mantém-se. Tirando Gaitán e o guarda-redes Roberto, todos os outros jogadores sabem como Jorge Jesus quer a equipa a jogar. Os encarnados apostam na revalidação do título e numa boa figura na Europa.

(...)

Sem comentários:

Enviar um comentário