sexta-feira, 30 de julho de 2010

Jorge Jesus afina o seu palno B

É possível novo teste em 4x3x3 contra o Feyenoord, esta noite, às 21.15 horas. Modelo alternativo anda em exames pelo Algarve, nos treinos e também nos jogos.

É uma espécie de plano B. Jorge Jesus tem colocado em marcha, por estes dias no Algarve, um sistema táctico alternativo, o 4x3x3, ao modelo mais recorrente e que bons resultados gerou durante a época passada, o 4x1x3x2. O treinador surpreendeu ao jogar a primeira parte com o Sunderland utilizando três médios em triângulo e três avançados bastante móveis, e nos treinos efectuados - até ontem em Albufeira, a partir de hoje já em Vila Real de Santo António - o modelo tem sido aperfeiçoado até ao mais ínfimo pormenor.

Jesus procura, assim, prevenir os jogadores para a eventualidade de ter de recorrer, a qualquer momento, a um sistema que nos últimos anos se tornou na imagem de marca do FC Porto, por exemplo, mas que na Luz raramente tem sido observado com sucesso.

Os motivos da afinação não são descabidos. O Benfica perdeu Di María, e Gaitán tem transmitido sinais de que não é um homem de linha, procurando quase sempre espaços mais interiores. E no 4x3x3 o argentino até pode sair beneficiado, desde que consiga ultrapassar a concorrência de nomes como Aimar e Carlos Martins. O que não é fácil.

A SAD procura ainda um médio extremo, mas enquanto isso não acontece o treinador tenta rentabilizar os recursos de que dispõe e vai rezando para que não lhe tirem Ramires. O brasileiro é sem dúvida uma mais-valia seja em que sistema for, mais à frente ou mais recuado, colado à linha ou como médio interior. Não é fácil encontrar, no mercado, jogadores com a sua disponibilidade de funções, e daí a enorme dor de cabeça que provocará uma eventual transferência.

”Onze” provável do Benfica: Roberto; Ruben Amorim, Sidnei, David Luiz e Fábio Coentrão; Javi Garcia, Felipe Menezes e Carlos Martins; Jara, Weldon e Cardozo.

Sem comentários:

Enviar um comentário