quarta-feira, 23 de junho de 2010

Todos atrás de Coentrão e Di Maria

Fábio Coentrão é o homem do momento. O internacional português rivaliza com Angel Di María o protagonismo no defeso, no que aos jogadores do Benfica diz respeito. Os dois jovens esquerdinos estão na órbita do principais clubes europeus.

O internacional argentino está a um passo de transferir-se para o Real Madrid. O ainda camisola 20 já mereceu rasgados elogios dos elementos da estrutura do futebol merengue, de José Mourinho a Florentino Pérez, passando por Butragueño.

Em destaque na Seleção que disputa o Mundial da África do Sul, o jogador nascido nas Caxinas há 22 anos também está na lista do "tubarões" europeus. O Atlético Madrid quis contratá-lo, mas considerou o preço elevado. Está referenciado pelo Real. Mourinho realçou as suas qualidades, mas explicou que pretende um lateral com outras características, diferentes das de Coentrão.

O Bayern Munique, campeão alemão e finalista vencido da Liga dos Campeões, é o mais recente clube a engrossar o lote de pretendentes. Franz Beckenbauer, histórico elemento do clube alemão, do qual é presidente honorário, assistiu ao encontro entre Portugal e a Coreia do Norte. Deve estar em Durban para observar a cimeira luso-brasileira. O alvo principal foi e será Coentrão. As exibições com a camisola das quinas aguçam o apetite dos emblemas que o seguem.

Há um ano, depois de uma época e meia a rodar noutros clubes (Nacional, Saragoça e Rio Ave), poucos vaticinavam que o jogador, que chegou à Luz em 2007, estaria na ribalta do futebol europeu. Mas hoje é um elemento referenciado em meia Europa, um talento que ninguém quer perder de vista.

"Dentro de um ano e meio, será um dos melhores laterais do Mundo", arriscou dizer recentemente Jorge Jesus. O técnico, depois do encontro entre Portugal e a Coreia do Norte, fez saber: "Tenho a certeza que não vou perder Coentrão." O esquerdino, esse, também já sublinhou que não pensa numa transferência nesta altura. Resta saber se os encarnados poderão resistir à tentação dos milhões, no caso de surgir uma proposta ou se o interesse dos clubes é suficientemente forte para alguém pagar a cláusula de rescisão fixada em 30 milhões de euros.

Na recente entrevista que concedeu a Record, Coentrão confessou o que lhe passou pela cabeça quando Jesus lhe disse que ia jogar a lateral-esquerdo pela primeira vez. "Aconteceu ao intervalo do duelo com o Marítimo. Disse-me que se o jogo continuasse assim [o Benfica perdia por 0-1] iria recuar no terreno. Fiquei meio desorientado, pois nunca tinha actuado naquela posição. Contudo, ele deu-me toda a confiança e pediu-me para ficar tranquilo, pois iria correr tudo bem", revelou. A verdade é que o esquerdino realizou uma boa exibição e as águias conseguiram empatar o jogo, com Weldon a corresponder a um cruzamento de... Coentrão.

Jorge Jesus aprecia muito as qualidades de Fábio Coentrão, jogador que empresta grande intensidade e garra ao jogo e que nunca desiste de nenhum lance. No entanto, esta admiração do técnico pelo esquerdino já é antiga e nasceu antes desta temporada, onde ambos se cruzaram no Benfica. Na época 2008/09, o jovem das Caxinas despertou a atenção do técnico quando ainda representava o Rio Ave. Os vila-condenses defrontaram o Sp. Braga, emblema orientado por Jesus e Coentrão impressionou o técnico, realizando uma grande exibição. E quando chegou à Luz, JJ garantiu, imediatamente, a presença do lateral no plantel.

Sem comentários:

Enviar um comentário