quinta-feira, 20 de maio de 2010

Craques disparam no mercado

David Luiz, Fábio Coentrão, Di María e Cardozo estão a agitar nesta altura o mercado e o Benfica pode estar preparado para receber propostas bem superiores por este quarteto do que sucederia no início da época. De acordo com a opinião de quatro empresários contactados por O JOGO, a subida na cotação média dos futebolistas vai desde os seis milhões, no caso de Fábio Coentrão, até aos... 14,5 milhões de euros, para Di María. Pelo meio ficam Tacuara, cuja valorização média cifrou-se nos 7,5 milhões, e David Luiz, que chegou aos 13,75 milhões de euros.


Joseba Diaz e Alejandro Santisteban, de Espanha, Ben Lyttleton, de Inglaterra, e Christophe Mongai, de França, conhecem bem o mercado português e destacam a dupla Di María e David Luiz. "Fizeram uma grande temporada e agora estão em alta. Por isso, valorizaram-se bastante", afirma Christophe Mongai, representante de Kanouté, acrescentando: "Após a má época do Benfica em 2008/09 valiam apenas oito milhões de euros, mas agora creio que podem render 30 milhões." Alejandro Santisteban, empresário de Matías Fernández, concorda e admite que o central pode sair "por valores semelhantes a Pepe", que em 2007/08 ingressou nos merengues a troco de M€ 30, quando no início da época "valeria 12 milhões". Tudo fruto da "grande trajectória" cumprida pelo camisola 23: "Esta época consagrou-se como jogador de alto gabarito e como um líder."

Joseba Diaz, empresário de Fàbregas. elege Di María como o seu preferido. "Cresceu muito como jogador e valorizou-se em dez milhões, mas não creio que possa sair por mais de 30 milhões de euros. Villa custou 40 ao Barcelona e, sendo um goleador de nível internacional, vai servir de referência para outros negócios", comentou.

Praticamente desconhecido no início da época a nível internacional, Fábio Coentrão é já apontando como alvo de Mourinho para o Real Madrid e merece também o destaque dos empresários. Ben Lyttleton ex-colunista do "The Gardian" e jovem empresário - realça que antes da era Jesus o camisola 18 "podia render apenas quatro milhões" ao Benfica, mas "o título, o bom desempenho na Liga Europa e as boas exibições" levaram-no a mudar de opinião, avaliando agora o ala em oito milhões. E admite: "Se realizar um bom Mundial, pode ganhar ainda mais prestígio."

Cardozo tem sido apontado sobretudo a Inglaterra e apresenta como argumentos o facto de ter sido o melhor marcador do campeonato e da Liga Europa. Todos destacam a sua evolução, mas ainda assim os seus valores ficam longe da dupla Di María/David Luiz. Tudo porque, como explica Santisteban, "é um jogador alto e poderoso, mas tecnicamente tem ainda algumas deficiências". Por isso, considera que "18 milhões é um valor muito bom" para receber pelo ponta-de-lança, cifra bem longe dos 60 fixados na cláusula de rescisão, o que sucede, aliás, com praticamente todas as avaliações - a excepção é no caso de Di María, cotado por Ben Lyttleton precisamente em 40 milhões de euros.

Sem comentários:

Enviar um comentário