sábado, 30 de outubro de 2010

Benfica prepara jogo com Lyon

O Benfica regressou este sábado aos treinos, depois de vencer o Paços de Ferreira, por 2-0, na abertura da 9.ª jornada da Liga Zon Sagres. O jogo com o Lyon, para a Liga dos Campeões é já na terça-feira.

Os titulares da partida com o Paços efetuaram treino de recuperação. Ruben Amorim e Óscar Cardozo fizeram corrida, tratamento e trabalho de ginásio, segundo avança o site dos encarnados.

O médio português recupera de uma tendinite rotuliana nos joelhos e o avançado paraguaio está a contas com uma entorse no joelho esquerdo com lesão do ligamento lateral. Javier Balboa também fez corrida e trabalho individual de campo.

O plantel volta a treinar-se domingo, no Estádio da Luz, às 17 horas.

Licença para atirar

Uma análise superficial aos números da vitória encarnada dá um diagnóstico assente na eficácia. O Benfica rematou menos que o Paços de Ferreira (15 contra 17), mas marcou 2 golos contra zero do adversário. Aliás, a equipa de Rui Vitória alvejou mais vezes a baliza de Roberto que Sp. Braga e Sporting (11 remates) e bateu esses números ainda antes do intervalo (12 tiros aos 45’). Nunca, esta época, um visitante tinha disparado tanto na Luz.

Mas o feito pacense tem de ser analisado à luz da visita ao Porto, na próxima jornada. A licença para atirar concedida pelos encarnados tem correspondência na menor agressividade evidenciada. O Benfica cometeu apenas 12 faltas (um recorde esta temporada) e neste capítulo Luisão (0), Maxi (0) e Javi (1) – jogadores que estavam em risco para o Dragão – revelaram enorme disciplina.

Inclinado à esquerda

Mesmo sem rematar tanto, o Benfica dominou, com mais posse de bola (59%) e com mais ataques (90 contra 61). Neste capítulo, os encarnados voltaram a privilegiar os flancos, em particular o esquerdo (43 iniciativas contra as 30 efetuadas pelo lado direito). Um facto que pode ser explicado pelo regresso de Coentrão ao onze. Jesus colocou-o em funções mais ofensivas, mantendo César Peixoto como lateral (fórmula adotada frente ao Sporting) e voltou a tirar dividendos. O penálti que deu origem ao 2-0 nasceu de uma falta sobre Coentrão.

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Resumo Benfica - Paços de Ferreira

Cristiano Ronaldo: «Fábio Coentrão é grande jogador»

Cristiano Ronaldo abriu ontem as portas do Real Madrid a Fábio Coentrão, ao afirmar que o defesa/médio do Benfica, de 22 anos, tem todas as condições para dar o “salto” para o emblema merengue. O jogador mais caro do Mundo conhece bem o futebol português e considera que o polivalente esquerdino do plantel de Jorge Jesus tem mostrado qualidade evidente desde a última temporada, não poupando elogios ao colega na Seleção Nacional.

“Por que não, Coentrão no Real Madrid? É um grande jogador, tem feito uma grande temporada, como já tinha feito na época passada, fez um bom Mundial e está a jogar muito bem. Por que não?“, voltou a questionar CR7, num claro atestado de qualidade ao camisola 18 benfiquista.

Apesar dos elogios a Fábio Coentrão, Ronaldo vê mais jogadores em Portugal com capacidade para se transferirem para os colossos do futebol europeu. “Como já disse, o Fábio Coentrão é um grande jogador mas há mais jogadores com qualidade em Portugal, não só para jogar no Real Madrid mas também em clubes de topo como o Chelsea, o Manchester United ou o Arsenal. O futebol português tem grande qualidade e muitos jogadores de qualidade”, sublinhou.

Desde que chegou a Madrid, Ronaldo, de 25 anos, tem sentido dificuldades para acompanhar a Liga portuguesa da mesma forma que o fazia em Manchester. A explicação é simples e tem a ver com os horários dos jogos em Espanha, maioritariamente à noite tal como Portugal, ao contrário do que sucede em Inglaterra.” A verdade é que vejo alguns jogos mas não vejo todos. O Real joga sempre à noite, às 20, 21 ou 22 horas, quando jogamos sábado vamos para estágio na sexta e quando jogamos no domingo concentramo-nos no sábado. Por isso só dá para ver alguns jogos e o Real não me deixa ver a Liga portuguesa que gosto e onde tenho muitos amigos a jogar lá”, explicou.

Negócio pode avançar em janeiro.

O interesse do Real Madrid em Fábio Coentrão é intenso e o Benfica já sabe da vontade de José Mourinho em contar com o internacional português. À Luz ainda não chegou qualquer proposta concreta do emblema merengue, mas as boas relações entre os dois emblemas darão sempre prioridade ao clube blanco.

Ao que Record apurou, a transferência poderá mesmo efetivar-se já na reabertura do mercado de transferências, em janeiro, hipótese que agradava bastante a Mourinho. Contudo, os encarnados só deverão aceitar vender a meio da época caso os próximos dois meses se revelem uma catástrofe no plano desportivo com o aumentar da distância para o FC Porto e eliminação da Liga dos Campeões, cenário que, por agora, ninguém quer pensar entre os responsáveis benfiquistas.

A concretizar-se a transferência será sempre pelos 30 milhões de euros que constam na cláusula de rescisão de Fábio Coentrão e que o próprio jogador recusou subir quando já esta temporada renovou o vínculo contratual com o Benfica. Jorge Mendes é o empresário do jogador e também de... Mourinho, podendo vir a ser uma peça-chave, uma vez mais, no alcançar de um acordo entre as duas partes, tal como aconteceu com Di María.

Prestação de Fábio Coentrão no Benfica - Paços de Ferreira

Coentrão
Ocupa a lateral esquerda com sobranceria, faz esquecer os erros de César Peixoto e a própria condição física, já que não estaria a 100 por cento. Tal como Aimar, esteve no desenho de grandes jogadas do Benfica, contornando Baiano com astúcia, e levando perigo até à baliza de Roberto. Atirou ao lado na primeira parte, após excelente combinação com Saviola, conquistou uma grande penalidade na segunda, que garantiu a tranquilidade necessária ao Benfica para poder gerir esforços para a recepção ao Lyon.
Mais Futebol

Fábio Coentrão
Máquina de futebol. Iniciou a partida a extremo esquerdo e na segunda parte, com a entrada de Salvio, desceu para lateral. É impressionante ver Fábio Coentrão a “rasgar” o flanco esquerdo, sempre em excesso de velocidade. Os adversários têm muita dificuldade em pará-lo e o maior exemplo foi a grande penalidade que deu o segundo golo aos campeões nacionais.
Sport Lisboa e Benfica

Fábio Coentrão 7 (homem do jogo)
Em grande forma, passeou mais uma vez a sua impressionante capacidade física, atributo que, aliado a uma técnica desconcertante faz dele um dos melhores elementos da equipa neste campeonato, com rendimento idêntico ao que fez na época passada - aliás, será ele um dos poucos a manter-se ao mesmo nível. Neste encontro impressionou até por uma característica que aos poucos se vai descortinando neste jovem das Caxinas: a genialidade. É essa a palavra certa para descrever a magistral abertura a isolar Saviola (12') e, sobretudo, o passe atrasado para Kardec, já nos descontos, a proporcionar o terceiro golo que o brasileiro desperdiçou. Foi também ele a ganhar o penálti que tranquilizou a equipa e a sacar o vermelho a Baiano, já perto do fim da partida.
O Jogo

Fábio Coentrão (homem do jogo)
Chega a ter de fazer tudo nesta equipa. Assistências, cruzamentos, dribles ou recuperações de bola. Também o penálti que deu o golo da tranquilidade aos encarnados foi cometido sobre ele.
Correio da Manhã

Fábio Coentrão 3
É quem melhor interpreta o papel de Di María. As mudanças de velocidade e o drible desconcertam qualquer um. Cheirou o golo 2 vezes e terminou a lateral, sem abdicar do ataque. Aliás, conquistou o pénalti de que resultou o segundo golo.
Record

Fábio Coentrão 7
Numa palavra: imprescendivel. Mais atrás, mais à frente, sempre à esquerda, claro, marca a diferença - pela qualidade técnica, pela entrega. Quando melhorar a finalização, então sim, valerá o peso em ouro. No lance do penalty com Cohene, soube ser matreiro.

Toques na bola - 67
Remates - 3
Remates enqua. - 0
Recup. bola - 14
Passes - 52
Passes certos - 34
Perdas de bola - 24
Faltas com. - 5
Faltas sofr. - 3
A Bola

Jorge Jesus: «Fábio Coentrão é um campeão»

Jorge Jesus, treinador do Benfica, analisa a vitória sobre o P. Ferreira, nesta sexta-feira, na Luz, no arranque da nona jornada da Liga e antes da recepção ao Lyon:

«Tínhamos neste jogo quatro objectivos: primeiro vencer, segundo não sofrer golos, terceiro evitar amarelos e o quarto fazer o maior número de golos possível. Nos últimos 15 minutos podíamos ter dado outra velocidade, mas a equipa defendeu-se um bocadinho e pensou no jogo de terça-feira. O Benfica nunca vai estar por cima durante 90 minutos, nós também temos como estratégia de jogo permitir ao adversário que acredite e se estenda mais no jogo e, por isso, temos de os convidar a sair mais das zonas defensivas. Faz tudo parte de uma estratégia de jogo que temos sabido controlar e controlar passa por não sofrer golos.»

[Se vai poupar frente ao Lyon a pensar no Dragão]
«Temos uma forma de pensar em que o mais importante é sempre o próximo jogo. Hoje corri riscos, pois Javi García, Luisão e Maxi estavam em perigo e, principalmente, Javi e Luisão jogam em posições de contacto. Mas não vale a pena pensar à frente porque temos de ganhar o jogo antes e, dentro desta ideia, não vamos resguardar ninguém. As horas que temos entre os jogos são suficientes para recuperar.»

[Sobre Fábio Coentrão]
«Ele estava com algumas queixas, mas pedi-lhe para jogar porque para mexer na equipa não podia ser por ele. Ele é um campeão.»

[Se a ausência de Carlos Martins foi por lesão ou gestão]
«Dos quatro jogadores tinha de resguardar um, optei pelo Carlos Martins porque ele é um jogador que também exerce muito contacto, além de que na véspera do jogo queixou-se de uma dor no adutor.»

[Por que disse a Kardec para marcar em vez do Saviola]
«Porque nós jogamos em função do que treinamos, do que trabalhamos durante a semana e não estando o Cardozo em jogo o segundo batedor de grande penalidades é o Kardec. Para o Saviola não há problema nenhum, é fácil, o Kardec tentou mandar a responsabilidade para o Saviola, mas eu não deixei.»

[Sobre a quinta vitória seguida na Liga]
«Não começámos bem o campeonato, já tivemos uma classificação muito abaixo do que era as nossas pretensões, hoje estamos em segundo, à nossa frente só temos o F.C. Porto e estas cinco vitórias são consequência disso. E queremos a sexta vitória seguida no campeonato.»

[Se está preparado para perder Coentrão em Janeiro]
«Os dirigentes pediram-me, primeiro, títulos e segundo potenciar jogadores. Foi o que fizemos, com os dois que já saíram e se no futuro tiverem de sair outros tem sido assim toda a minha vida nos clubes por onde passei.»

Fotos Benfica - Paços de Ferreira






Intervenções de Fábio Coentrão no Benfica - Paços de Ferreira

9' - Fábio Coentrão (Benfica) chuta com força, mas a bola não seguiu a direcção da baliza.

12' - Saviola (Benfica) falha o 1-0! O argentino atirou à figura Cássio, após uma assistência brilhante de Fábio Coentrão, com um passe a rasgar a defesa do P. Ferreira.

20' - Coentrão combina bem com Kardec, que cruza com perigo da esquerda. O extremo não conseguiu chegar à bola e Saviola, com a baliza sem guarda-redes atirou contra Maykon.

22' - Javi García (Benfica) remata após Coentrão ganhar um ressalto, mas Cássio defende com segurança.

24' - Mais uma boa jogada de entendimento de Coentrão e Saviola, com o primeiro a rematar cruzado e com perigo, mas ao lado.

46' - Remate de Fábio Coentrão (Benfica) ao lado.

47' - Fábio Coentrão está caída no relvado, a queixar-se da perna esquerda, após uma entrada de Cohene.

47' - O extremo benfiquista já se levantou e parece estar recuperado.

55' - Boa saída de Cássio! Saviola passou a Coentrão, que estava sozinho perante o guarda-redes pacense na esquerda do ataque, mas o guardião antecipou-se.

63' - Cartão Amarelo para Javier Cohene (P. Ferreira) por falta sobre Coentrão na área do Paços. Penalty a favorecer o Benfica.

"Águias" garantem vitória contra Paços de Ferreira (2-0)

O Benfica abriu esta noite a nona jornada da Liga Zon Sagres impondo uma vitória ao Paços de Ferreira em casa, por duas bolas a zero. Antes da deslocação ao Estádio do Dragão, os "encarnados" conseguiram travar as oportunidades da equipa pacense, impedindo que esta levasse a melhor na Luz. Aimar e Kardec foram determinantes ao apontar os golos da vitória benfiquista, a quinta consecutiva no campeonato nacional.

Apesar de uma primeira parte mais ofensiva para o Benfica, o Paços de Ferreira foi a primeira equipa a chegar à baliza adversária com perigo, num remate de Rondon, que afasta Luisão e lança a bola para a defesa de Roberto, logo aos seis minutos. Aos dez, Maykon chega também com força à baliza defendida por Roberto, mas o guarda-redes defende.

É Saviola que estreia as oportunidades de perigo para a equipa orientada por Jorge Jesus. Aos 12 minutos, o avançado chuta de forma certeira para a baliza pacense, aproveitando uma assistência de Fábio Coentrão e acabando a bola por bater em Cássio. Mas, dois minutos a seguir, o argentino não falha; afastando-se dos defesas do Paços de Ferreira, Saviola remata com força e consegue fazer o "primeiro" para a equipa da casa.

O golo pareceu favorecer a confiança do Benfica. De forma organizada, Fábio Coentrão avalia o jogo, passa a bola a Kardec, que, da esquerda, cruza com perigo. Saviola consegue segurar a bola mas acaba por atirá-la contra Maykon.

As oportunidades iam surgindo e, aos 22 minutos, Javi García consegue alcançar a baliza de Cássio, mas o guarda-redes, atento, defende.

Ainda assim, a equipa da capital do móvel não esmoreceu e, a passos, tentava entrar na área adversária. Aos 24 minutos, Nuno Santos remata de longe e a bola passa muito perto da trave da baliza de Roberto. A resposta "encarnada" não se fez esperar e Coentrão e Saviola protagonizam uma nova jogada de perigo, que acaba com a bola a passar ao lado da baliza do Paços de Ferreira. Ainda Nuno Santos, aos 40 minutos, aproxima-se da área do Benfica, lançando a bola com perigo para a defesa de Roberto. Esta jogada é seguida de uma ofensiva de Baiano, que também consegue ser impedida pelo guarda-redes do Benfica.

Antes do intervalo, há ainda a destacar um lance com perigo da autoria de Bura, na cobrança de um livre directo. O jogador pacense remata mas a bola bate na barreira, com Roberto a sair dos postes para segurar a bola.

Na entrada na segunda parte, Nuno Santos volta a criar oportunidade para o Paços de Ferreira igualar, mas o avançado estava demasiado longe e acaba por não acertar na baliza. Rondon regressa poucos instantes depois à área benfiquista, mas a bola é desviada pelo guarda-redes "encarnado".

Apesar das tentativas pacenses é novamente o Benfica a ser melhor sucedido. Aos 64 minutos, Javier Cohene vê um cartão amarelo devido a uma falta cometida sobre Coentrão, já na área do Paços, dando origem a uma grande penalidade. Na conversão desta, Kardec não falha e garante o segundo tento da equipa da casa, com Cássio a atirar-se para o lado contrário à direcção em que seguia a bola.

Após o golo, ainda é o avançado do Paços Nélson Oliveira a chegar á área "encarnada" com perigo, aos 75 minutos. O jogador pacense volta, poucos minutos depois, a criar uma nova oportunidade para a sua equipa, mas a bola passa ao lado da baliza de Roberto.

Já perto do apito final, Kardec cria perigo próximo da baliza de Cássio, mas a bola embate em Bura. A esta jogada seguem-se ainda duas outras que poderiam ter permitido dilatar a vantagem do Benfica: primeiro um remate de Saviola que, assistido por Salvio, acaba por atirar por cima da baliza, depois Gaitán remata à baliza protegida por Cássio mas não consegue ser certeiro.

Com esta quinta vitória consecutiva no campeonato, o Benfica soma 18 pontos e está a quatro do FC Porto, que lidera a tabela classificativa.

Equipas:

- BENFICA: Roberto, Maxi Pereira, Luisão (Sidnei, 87), David Luiz, César Peixoto (Sálvio, 63), Gaitan, Javi Garcia (Airton, 75), Fábio Coentrão, Aimar, Saviola e Kardec.
Suplentes: Moreira, Sidnei, Airton, Filipe Menezes, Sálvio, Jara e Weldon.

- PAÇOS DE FERREIRA: Cássio, Baiano, Cohene, Bura, Maykon, Filipe Anunciação, André Leão (David Simão, 77), Leonel Olímpio, Nuno Santos (Amond, 81), Rondon e Pizzi (Nelson Oliveira, 67).
Suplentes: Coelho, Samuel, David Simão, Amond, Nélson Oliveira, Di Paula e Manuel José

Marcadores:
- Aimar, 1-0,  14 minutos.
- Kardec, 2-0,  65 (grande penalidade).

Árbitro: Bruno Esteves (Setúbal).

Acção disciplinar: cartão amarelo para André Leão (34), Rondon (35), Cohene (64), Baiano (78 e 83) e Leonel Olímpio (86). Cartão vermelho por acumulação de amarelos para Baiano (83).

Assistência: 29 529 espectadores.

Convocados Benfica - Paços de Ferreira

Guarda-redes: Roberto e Moreira.

Defesas: Maxi Pereira, David Luiz, Sidnei, César Peixoto, Fábio Coentrão e Luisão.

Médios: Javi Garcia, Salvio, Airton, Aimar, Felipe Menezes, Gaitán e Carlos Martins.

Avançados: Jara, Saviola, Weldon, Nuno Gomes e Alan Kardec.

Liverpool atento a Fábio Coentrão

Fábio Coentrão está na melhor fase da sua carreira e a despertar o interesse de grandes clubes da Europa. Na lista de emblemas que seguem com bastante atenção o internacional português está o Liverpool. A Imprensa britânica tem referenciado o interesse dos reds no esquerdino, e Roy Hodgson, actual treinador do clube onde actua Raul Meireles, confirma a O JOGO que o camisola 18 o tem impressionado. "Estamos atentos ao Fábio Coentrão, é um excelente jogador, tem dado nas vistas e está muito bem referenciado", admite, mostrando ter um grande conhecimento do lateral ou extremo-esquerdo.

"Estamos constantemente a discutir potenciais reforços para a equipa. Contratámos no início da época um lateral-esquerdo e nesta altura contratar mais um não é uma prioridade. Porém, reconheço que sabemos bem quem é o Fábio Coentrão e quais as suas qualidades", revela o técnico britânico, admitindo, contudo, que "quando o clube entender reforçar essa posição, certamente fará parte da lista".

O Liverpool está a atravessar um momento difícil, pois ocupa apenas o 18º lugar na Premier League; o novo proprietário, John W. Henry, dono também da equipa norte-americana de basebol Boston Red Sox, prometeu reabilitar as finanças do clube e investir em diversos reforços para fortalecer a equipa comandada por Roy Hodgson.

Por isso, os reds podem atacar em breve o mercado com maior confiança. E, no caso do camisola 18 encarnado, o treinador do Liverpool sabe que será obrigado a um elevado investimento. "Sabemos que, quando o Fábio Coentrão sair do Benfica, vai ser por um preço muito elevado", dispara.

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Campeão tem nova identidade

Menos espectáculo, maior rigor defensivo. O que está diferente e as razões da mudança.

Aos poucos, os campeões vão alertando publicamente os benfiquistas: não esperem o mesmo rolo compressor da época passada, goleadas a desafiar a lógica, o mais importante agora é ganhar os jogos, mesmo sem a espectacularidade da temporada 2009/10, na qual Jorge Jesus prometeu que o Benfica iria jogar o dobro.

Em 2010/11, definitivamente, o campeão parece ter assumido uma nova identidade. Jorge Jesus não o assume abertamente mas já deixou subentendido que a equipa não poderia jogar da mesma forma porque não tem Di María e Ramires. Ainda esta semana, Luisão deixou um recado sobre a necessidade de ganhar mesmo sem jogar bem e ontem Javi García insistiu na importância de defender bem, em primeiro lugar. Porque parece haver um novo Benfica - eis o retrato e algumas razões para mudança de identidade.

PERDA DE EFICÁCIA

É a grande diferença relativamente à época passada: olhando só para a prestação na Liga, a equipa marcou apenas um terço dos golos, à mesma altura: 11 contra 30.

LESÕES

Queixou-se também o técnico de não contar com Cardozo. O internacional paraguaio lesionou-se há um mês, em Gelsenkirchen, na derrota com o Schalke (0-2). Desde aí a equipa teve quatro jogos e à excepção da partida da Taça com o Arouca (5-1), do segundo escalão, o Benfica ganhou dois jogos, perdeu outro e nos triunfos não conseguiu vencer para lá da margem mínima. Rúben Amorim também recupera de lesão.

RECURSO ÀS BOLAS PARADAS

As bolas paradas são cada vez mais importantes: dos 18 golos oficiais marcados esta época, oito foram de bola parada (44 por cento). Uma tendência maior que na época passada: 35 por cento.

APOSTA NA DEFESA

Pode parecer contraditório, tendo em conta que esta época a equipa já contabiliza tantas derrotas como o total de 2009/10 (seis), mas no que aos jogos da Liga diz respeito a aposta tem passado por uma maior coesão defensiva, principalmente nos últimos quatro jogos: Roberto está há 367 minutos sem sofrer golos, tendo já ultrapassado o melhor registo de Quim da época passada. A ordem parece cada vez mais clara: se a equipa não marca muitos golos (média de 1,3 golos por jogo) está proibida de sofrer.

Jorge Jesus vai para a guerra com todos

Jorge Jesus vai apostar forte na guerra com o Paços de Ferreira, que antecipa a dura deslocação ao terreno do FC Porto, e, apesar de ter Maxi Pereira, Luisão, Javi García e Carlos Martins em risco, não vai fazer poupanças no jogo de amanhã. O técnico encarnado sabe que só a vitória pode dar alento para o embate do Dragão, por isso, e como tem sido habitual na sua passagem pelo Benfica, vai colocar os jogadores em risco para a 10ª jornada no onze inicial já amanhã.

Na última época, Jesus conseguiu levar a formação da Luz ao título nacional e, nas diversas vezes em que alguns dos seus jogadores imprescindíveis estiveram em risco para os desafios com Braga, FC Porto e Sporting, o treinador nunca abdicou da sua utilização.

Do quarteto actualmente em risco para o encontro com a equipa de André Villas-Boas, três jogadores já conheceram a sensação de jogar no fio da navalha em 2009/10, pois apenas Carlos Martins não chegou a ver a sua utilização dependente dos cartões amarelos. Além de Maxi Pereira, Luisão e Javi García, também David Luiz, Fábio Coentrão, Rúben Amorim, Di María e Saviola estiveram em risco. E, apesar destes problemas disciplinares, apenas dois foram punidos por acumulação de amarelos: primeiro Fábio Coentrão, que falhou o FC Porto, e Maxi Pereira, que ficou de fora com o Sporting, ambas as vezes na Luz.

Javi García já viu quatro amarelos e, se repetir a experiência amanhã, falha os dragões. Porém, diz não estar preocupado. "Não me vai condicionar. Vou fazer o meu jogo e jogar a cem por cento, como sempre", disse ontem à Benfica TV, acrescentando que, "se tiver o azar de ver um cartão", tem plena confiança nos companheiros. "Se virmos cartões, confiamos todos uns nos outros. Na última época houve baixas e quem entrou fez igual ou melhor", explicou. Admitindo que o jogo com o FC Porto "é muito importante", garantiu só pensar de momento no Paços de Ferreira: "Está muito em jogo na Liga e não nos podemos permitir mais qualquer erro."

Antigo capitão do Benfica, Veloso conhece bem a sensação de jogar sob pressão disciplinar, pois falhou a final da Taça dos Campeões Europeus de 1989/90 devido a castigo. Por isso, reconhece a O JOGO que, "se estivesse na posição do Jesus e se pudesse, talvez fizesse descansar um ou outro jogador". Ainda assim, entende a opção do técnico das águias de não poupar: "Este jogo é o próximo, e é fundamental conquistar os três pontos para evitar novo atraso para o FC Porto.

Veloso diz que esta condição "obriga a níveis de concentração superiores" e, apesar de reconhecer que "pode existir alguma ansiedade", destaca a "experiência" dos atletas. "Os jogadores pensam sempre no cartão amarelo, mas sabem que, se for preciso, se vão sacrificar pela equipa", assegura.

Cardozo junta-se a Coentrão

O mercado está a dois meses de reabrir e o Liverpool já tem debaixo de olhos dois “encarnados”: o paraguaio Cardozo e Coentrão, segundo avança a imprensa inglesa. Roy Hodgson, que ainda ontem teceu rasgados elogios a Raul Meireles, acredita que Tacuara seria o par ideal para Fernando Torres na frente de ataque.

Ainda de acordo com a imprensa britânica, os Red Devils propuseram 25 milhões de euros pela transferência dos dois jogadores, um valor abaixo das cláusulas de rescisão. O Liverpool está numa fase menos boa, com nove pontos em nove jornadas da Premiership.

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Benfica "ensaia" em Paços semana das decisões


O Benfica faz sexta-feira, frente ao Paços de Ferreira, no arranque da nona jornada da liga portuguesa de futebol, o “ensaio geral” para dois compromissos decisivos, um na Europa e outro dentro de “casa”.

No espaço de pouco mais de uma semana, os campeões nacionais podem definir quase tudo nas caminhadas do campeonato e na Liga dos Campeões, a prova milionária em que os “encarnados” são praticamente obrigados a vencer, também em casa, o Lyon, na terça-feira.

Nas contas internas, os sete pontos de diferença para o líder FC Porto obrigam o Benfica a vencer o Paços de Ferreira para não deixar escapar ainda mais os invictos portistas, que jogam sábado em Coimbra, a uma semana do “clássico” no Estádio do Dragão.

O embate recoloca André Villas-Boas em Coimbra, de onde saiu no final da época para o banco do FC Porto e também volta a juntar Jorge Costa, antigo capitão dos portistas, ao antigo clube, desta vez do outro lado da “barricada”.

No mesmo dia do FC Porto, também entre em acção do Sporting de Braga, que tal como os “encarnados” também entra na fase decisiva da “Champions”.

Antes da viagem a Belgrado, onde discutirá com o Partizan uma vaga na... Liga Europa, os vice-campeões visitam o “lanterna vermelha”, o Rio Ave, a única equipa que ainda não ganhou neste campeonato.

Também é na Liga Europa que FC Porto e Sporting podem selar de vez, já na quinta-feira, o apuramento para os 16 avos de final. A equipa “leonina” é a última das três “grandes” a entrar em acção na nona jornada, na visita de domingo à União de Leiria, que marcará o reencontro de Sá Pinto, agora adjunto do treinador Pedro Caixinha, com o Sporting, onde foi jogador e, depois, director para o futebol.

A jornada “pré-clássico para o título” encerra na segunda-feira em Guimarães, com o embate entre o Vitória e o Portimonense.

Programa da nona jornada:

- Sexta-feira (29 out):
Benfica - Paços de Ferreira, 20h15 (SportTV)

- Sábado (30 out):
Rio Ave - Sporting de Braga, 19h15 (SportTV)
Académica - FC Porto, 21h15 (TVI)

- Domingo (31 out):
Nacional - Vitória de Setúbal, 16:00
Beira-Mar - Naval 1.º Maio, 16:00
Olhanense – Marítimo, 16:00
União de Leiria – Sporting, 20h15 (SportTV)

- Segunda-feira (01 nov):
Vitória de Guimarães – Portimonense, 20h15 (SportTV)

Clássico vai decidir futuro de Coentrão


O resultado do jogo com o FC Porto (7 de Novembro, no Dragão) poderá ser decisivo para o futuro de Coentrão, o jogador mais cobiçado, actualmente, no plantel do Benfica.

Segundo apurou o CM, Luís Filipe Vieira está disposto a tudo para manter o jogador nas fileiras do clube da Luz até final da época. Mesmo dependendo de terceiros, já que qualquer clube o poderá contratar, desde que pague a cláusula de rescisão (30 milhões de euros), o presidente dos encarnados está disposto a sensibilizar Coentrão e o seu empresário, Jorge Mendes, para que a saída só ocorra no final da época. Nem que seja necessário recorrer a um incentivo monetário.

Contudo, se as hipóteses de chegar ao título e de fazer uma boa carreira na Liga de Campeões estiverem hipotecadas já em Janeiro, Vieira não se oporá à saída, desde que o futebolista também esteja de acordo (na Luz ganha 50 mil euros por mês e tem contrato até 2015).

Fábio Coentrão, de 22 anos, chegou às águias, em 2007, tendo o Benfica pago ao Rio Ave um milhão de euros. Consciente de que segurar a nova coqueluche da equipa não se afigura fácil perante a cobiça de alguns dos maiores clubes da Europa (Milan, Bayern Munique, Tottenham, Real Madrid e Juventus, entre outros), o Benfica continua no mercado à procura de esquerdinos. Além do argentino Ignacio Scocco, também o espanhol Diego Castro, jogador do Sporting de Gijón, que está igualmente na órbita do Valência, é apontado como alvo do Benfica. O avançado tem 28 anos e é a segunda vez que se fala dele para as águias.

terça-feira, 26 de outubro de 2010

A formatação do plantel encarnado

Em 2009/10, um dos méritos de Jorge Jesus foi o de saber potenciar as características dos jogadores à sua disposição. Sem perder o sentido do coletivo, o técnico maximixzou as qualidades de jogadores como David Luiz, Fábio Coentrão, Ramires, Di María, Cardozo e mesmo Aimar.

O amadorense pegou no plantel que herdou de Quique Flores, juntou-lhe novos elementos, baralhou e voltou a dar. Ou seja, sem abdicar das suas convicções e ideias, colocou os jogadores no devido sítio. O resultado foi evidente: o Benfica tornou-se numa galinha dos ovos de ouro, tal a cobiça que os seus jogadores despertaram nos colossos europeus e o que a SAD da Luz já ganhou em transferências e ainda pode vir a encaixar.

A verdade é que Jesus perdeu dois elementos importantes do processo ofensivo (Di María e Ramires), como lembrou o próprio treinador na véspera do encontro da 8.ª jornada, quase quatro meses depois de ter iniciado a pré-temporada… sabendo que o argentino e o brasileiro não fariam parte do grupo que orienta.

Jesus recusa-se a estabelecer comparações com a última temporada, alegando que os jogadores não são os mesmos. Tem razão. Mas insiste em manter o Benfica formatado ao esquema que tão bons resultados deram em 2009/10. Ora Gaitán e Carlos Martins, os jogadores que mais têm atuado nos lugares dos agora jogadores do Real Madrid e Chelsea, não têm as mesmas características. Até por isso, valeria a pena reprograma o computador da Luz e criar um novo código para as águias. Ou, pelo menos, ensaiar um plano B.

Coentrão não deve ir para Liverpool diz Bruno Basto

Coentrão tinha a perder se agora optasse por deixar o Benfica para assinar pelo Liverpool. Essa é a opinião de Bruno Basto. O antigo lateral-esquerdo dos “encarnados” considera que seria uma grande perda para o Benfica e não seria um grande passo para o jogador.
Fábio Coentrão continua na ordem do dia.

A imprensa britânica revelou que o lateral esquerdo português de 22 anos é um dos alvos preferenciais do Liverpool, na reabertura do mercado em Janeiro.

Fábio Coentrão tem contrato até 2016 e uma cláusula de 30 milhões de euros, desde que o Benfica lhe melhorou a folha salarial no mês passado, em resposta ao interesse do Bayern de Munique que tentou a sua contratação no último defeso.

Esclareça-se ainda que aquando da contratação do defesa Fábio Faria, o Benfica garantiu o remanescente do passe ao Rio Ave, clube que terá apenas, direitos de formação sobre Fábio Coentrão.

Bruno Basto foi companheiro de Coentrão no Nacional da Madeira. Na altura, construíram a ala esquerda dos insulares com Coentrão no ataque. E não passava pela cabeça do agora lateral do Benfica recuar no terreno.

Certo é que Coentrão recuou no terreno, mas Bruno Basto identifica um déficit no plantel benfiquista. Falta concorrência na ala esquerda da defesa.

Coentrão recuperado

Com a integração de Fábio Coentrão, Jorge Jesus apenas não pôde contar com Cardozo e Rúben Amorim no treino que decorreu esta terça-feira no Seixal.

Ontem, Coentrão iniciou o treino condicionado, realizou alguns exercícios e regressou mais tarde ao relvado para integrar o treino conjunto com os juniores, onde apontou o segundo golo da sessão.

No apronto de hoje, o esquerdino, que falhou o embate com o Portimonense devido a traumatismo no joelho, iniciou a sessão integrado com os restantes companheiros e tudo indica que estará disponível para o jogo de sexta-feira com o P. Ferreira.

Ruben Amorim (tendinite rotuliana nos joelhos) e Óscar Cardozo (entorse no joelho esquerdo com lesão do ligamento lateral interno) continuam a recuperar das respectivas lesões e realizaram corrida, trabalho de ginásio e tratamento.

As portas do Seixal voltam a fechar-se para o treino de amanhã, que está marcado para as 10 horas.

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Coentrão não andará sozinho

Liverpool junta-se à lista de interessados em Fábio Coentrão

Estrela mais cintilante do Benfica 2010/2011, Fábio Coentrão ganha interessados a um ritmo impressionante, vendo-se valorizado pelo esplendor que tem evidenciado desde a última temporada, notando-se ainda de uma forma mais clara a sua influência na equipa encarnada, que encontra no valioso esquerdino natural das Caxinas o seu grande dínamo a partir da ala esquerda, onde a sua dimensão ultrapassa a importância de uma única posição.

Veloz e tecnicista, tendo na última época surpreendido tudo e todos pela consistência defensiva perfeita, numa adaptação de pleno sucesso ao lugar de lateral esquerdo, Coentrão brilha pela Europa fora, onde grandes emblemas de vários países se aglomeram perante a possibilidade de assegurar o lateral esquerdo titular indiscutível na Selecção Nacional, tendo confirmado todas as indicações deixadas no Benfica dominador no ano passado quando entrou na principal selecção de Portugal para disputar imediatamente o Mundial.

Fábio Coentrão não se atemorizou, arrancando na prova disputada na África do Sul para a actual temporada de intenso fulgor, mostrando até à actualidade categoria de classe internacional, confirmada e aplaudida pelos dirigentes benfiquistas, que conhecem cada vez maiores problemas para segurar o craque, que poderá funcionar como uma garantia de qualidade para um outro clube encarnado, igualmente o mais credenciado clube do seu país a nível de historial, que atravessa uma dificílima situação desportiva, o Liverpool.

Depois de Raúl Meireles, Fábio Coentrão poderá tornar-se o mais recente reforço do Liverpool

Os clubes históricos parecem verger-se perante a qualidade de Coentrão, que poderá conquistar o interessante título de primeiro reforço a entrar em Anfield Road no processo de reabilitação 'red', que tentará efectuar um negócio a 'tinta vermelha' com o Benfica para reforçar uma posição que parece frágil num conjunto irregular, a lateral esquerda, que terá em Fábio Coentrão o mais forte nome para ocupar o lugar que parece em aberto num Liverpool que pretende iniciar uma recuperação nunca antes vista no clube de Merseyside.

Parece que Roy Hodgson, o experiente técnico dos 'reds', terá em grande linha de conta a Liga Zon Sagres e a Selecção de Portugal em particular como base de recrutamento para reforços, depois de ter apostado em Raúl Meireles no último Verão, que parece impor-se como titular.

A polivalência de Coentrão seria explorada em Inglaterra com a mesma intensidade que na Luz, podendo explorar vários domínios tácticos de um Liverpool em défice de canhotos, um problema que terá sido identificado por Hodgson, que contará cerca de 34 milhões de euros para reforçar a equipa no Inverno, podendo assim investir grande parte da quantia disponível no consumar da contratação da estrela portuguesa, um desejo que muito agradaria aos adeptos do clube inglês.

O lateral/médio ala esquerdo das águias poderia chegar a Merseyside em Janeiro, uma possibilidade que ganha forma devido ao maior fôlego financeiro proporcionado pela compra do clube. Mesmo assim, o Benfica não facilitará um eventual negócio, prova evidente no esforço visível na recente renovação contratual do esquerdino, cujo contrato é válido até 2016.

Taça de Portugal - Benfica-Braga domina quarta ronda

O Benfica, campeão nacional, e o Sporting de Braga, vice-campeão, vão defrontar-se no jogo grande da quarta eliminatória da Taça de Portugal, cujo sorteio ditou hoje seis jogos entre equipas da Liga principal.

Numa ronda agendada para 21 de novembro, em que o Sporting vai receber o Paços de Ferreira, o FC Porto, detentor do troféu e actual líder do campeonato, foi um dos ''poupados'', cabendo-lhe uma visita o Moreirense, da Liga de Honra, tal como o Rio Ave, que recebe o Feirense, do mesmo escalão.

No Estádio da Luz, em Lisboa, Benfica, que eliminou o Arouca (Honra) na ronda anterior, e Braga, que afastou o 1.º de Dezembro (III), protagonizam o segundo embate da época entre si, depois de os ''encarnados'' terem ganho em casa, por 1-0, na sétima jornada do campeonato.

Sorteio:

- Benfica (L) - Sp. Braga (L)
- Sporting (L) - Paços de Ferreira (L)
- Olhanense (L) - Nacional (L)
- Moreirense (LO) - FC Porto (L)
- Beira-Mar (L) - Académica (L)
- Portimonense (L) - V. Guimarães (L)
- Espinho (2.ª Div.) - Leixões (LO)
- Juv. Évora (2.ª Div.) - Santa Maria (3.ª Div.)~
- Varzim (LO) / Cova da Piedade (3.ª Div.) / Gondomar (2.ª Div.) -Ribeirão (2.ª Div.)
- Merelinense (2.ª Div.) - Carregado (2.ª Div.)
- Rio Ave (L) - Feirense (LO)
- Atlético (2.ª Div.) - Tourizense (2.ª Div.)
- Pinhalnovense (2.ª Div.) -Tirsense (2.ª Div.)
- Mondinense (3.ª Div.) - Torreense (2.ª Div.)
- Marítimo (L) - Setúbal (L)
- Bombarralense (3.ª Div.) / Louletano - U. Madeira (2.ª Div.)

Benfica defronta «Palancas Negras» na festa da independência de Angola

O Benfica irá medir forças com a selecção angolana, no dia 10 de Novembro, num desafio que está inserido nas comemorações dos 35 anos da independência do país africano.

O presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, recordou a ligação que existe com Angola: «A memória histórica foi construída com o contributo de muitos angolanos.»

O máximo dirigente também assegurou que o Benfica irá apresentar-se «na máxima força» frente à selecção angolana.

Liverpool quer contratar Fábio Coentrão já em Janeiro

O Liverpool estará interessado em contratar o português Fábio Coentrão já em Janeiro, na reabertura do mercado.

A imprensa inglesa avança ainda que a contratação terá sido uma indicação de Roy Hodgson e que os 30 milhões de euros previstos na cláusula de rescisão não serão um entrave à transferência dado que o Liverpool foi recentemente adquirido pela empresa norte-americana New England Sport Ventures.

Caso a transferência se confirme, Fábio Coentrão será colega de equipa do também português Raúl Meireles.

Fábio Coentrão volta aos treinos e marca

O polivalente Fábio Coentrão integrou o jogo treino do Benfica e até marcou um dos golos, numa sessão em que Rúben Amorim já fez corrida.

O técnico do Benfica apostou, esta segunda-feira, na realização de um jogo-treino com os juniores, que foram reforçados com Marc Zoro e Balboa.

A equipa principal foi constituída por Moreira (Júlio César), Luis Filipe, Sidnei, Roderick e Fábio Faria, Airton, Sávlio, Filipe Menenzes, Weldon, Jara (Fábio Coentrão) e Nuno Gomes.

O argentino Salvio e Fábio Coentrão foram os marcadores de serviço, num treino que contou com a presença de 150 adeptos.

O quadro clínico está a ficar mais desanuviado, com Ruben Amorim a fazer corrida, tratamento e trabalho de ginásio, tal como Cardozo.

O Benfica regressa ao trabalho amanhã, às 17h00, à porta fechada.

Jorge Jesus destaca quarta vitória consecutiva no campeonato

Para o técnico do Benfica, o que fica do jogo com o Portimonense é a quarta vitória consecutiva da sua equipa para o campeonato. De resto, Jorge Jesus diz que as derrotas na Liga dos Campeões são diante dos melhores.

«Na Champions jogamos contra os melhores. Perdemos com o Schalke e com o Lyon, que foi só, no ano passado, a equipa que foi às meias-finais e vai sempre aos «quartos». Aí jogamos com os melhores e tanto podemos ganhar como perder. Concordo que se tivéssemos ganho os jogos na Champions estaríamos melhor, mas interessa é estarmos neste ciclo positivo no campeonato», disse o técnico do Benfica, que falava na habitual flash interview no final do encontro com o Portimonense.

«Jogámos contra uma boa equipa, muito bem trabalhada do ponto de vista técnico-táctico, sabíamos que ia ser difícil, mas ganhámos com todo o mérito. Fizemos um golo e tivemos muitas oportunidades, enquanto o Portimonense não criou nenhuma. Controlámos o que o adversário tem de bom. O Candeias e o Ivanildo transportam muito o jogo em contra-ataque e, depois de controlar isso, as coisas tornaram-se mais fáceis. Com o tempo a correr, sabíamos que chegaríamos ao golo, pois normalmente é isso que acontece», considerou, atirando de imediato: «Foi importante fazer a quarta vitória sem sofrer golos e já estamos a pensar em fazer a quinta na próxima sexta-feira [contra o Paços de Ferreira]».

NÃO CONSEGUIMOS PARAR OS ADEPTOS

Jorge Jesus foi ainda questionado sobre o apelo da direcção do clube para que os adeptos não acompanhem a equipa nos jogos fora do Estádio da Luz. «O Benfica tem tantos adeptos que nem com o apelo da direcção consegue travar o seu apoio. Se não fosse isso, este estádio estaria muito provavelmente completamente cheio. De qualquer forma, da parte da equipa, estamos completamente de acordo com o que a direcção decidiu», vincou.

Benfica vence Portimonense sem Coentrão

Depois da derrota no terreno do Lyon (2-0), a contar para a Liga dos Campeões, o Benfica regressou às vitórias e bateu o Portimonense (1-0), em jogo da oitava jornada da Liga.
Um golo de Javi Garcia, aos 49 minutos, deu os três pontos aos encarnados, que recuperam o segundo lugar. É a quarta vitória consecutiva no campeonato e o quarto jogo seguido sem sofrer golos.

O triunfo do Benfica pela margem mínima acaba por ser escasso face às inúmeras oportunidades criadas. Os encarnados mostraram-se displicentes no sector ofensivo e também tiveram pela frente o inspirado guarda-redes do Portimonense, pois o jovem Ventura fez uma excelente exibição.

Depois do campeão nacional ter chegado ao intervalo incapaz de ultrapassar a teia defensiva dos algarvios, na segunda parte inaugurou o marcador através de um lance de bola parada, um dos pontos fortes do conjunto orientado por Jorge Jesus. Na direita, Carlos Martins marcou um livre para a cabeça de Javi Garcia, que introduziu a bola na baliza do Portimonenses.

Aliás, o desafio teve praticamente um só sentido e o Portimonense raramente incomodou o guarda-redes Roberto. O Benfica soma a quarta vitória consecutiva no campeonato e o segundo triunfo fora de casa. Ultrapassa a Académica e o Braga, recupera a segunda posição e coloca a pressão em cima do líder F. C. Porto que amanhã, segunda-feira, recebe o União de Leiria. Neste momento, a distância provisória entre os dois rivais é de quatro pontos.

Equipas:

Portimonense
Ventura, Ricardo Pessoa, André Pinto, Di Fábio, Pedro Silva II, Elias (Pedro Moreira, 41), Soares, Jumisse (Ding, 67), Candeias, Ivanildo e Kadi (Pelembe, 46).
Suplentes
Pedro Silva I, Nilson, Rúben, Pedro Moreira, Ding, Renatinho e Pelembe.

Benfica
Roberto, Maxi, Luisão, David Luiz, César Peixoto, Javi García, Gaitán, Aimar, Carlos Martins (Jara, 76), Saviola (Felipe Menezes, 65) e Kardec (Airton, 87).
Suplentes
Moreira, Sidnei, Airton, Felipe Menezes, Jara, Weldon e Nuno Gomes.

Acção disciplinar: Cartão amarelo para Kadi (7), Carlos Martins (8), Maxi (17), Jumisse (38) e Ricardo Pessoa (45+1)

domingo, 24 de outubro de 2010

Convocados Portimonense - Benfica

Guarda-redes: Roberto e Moreira.

Defesas: David Luiz, Fábio Faria, Maxi Pereira, Luisão, Sidnei e César Peixoto.

Médios: Carlos Martins, Aimar, Airton, Javi Garcia e Felipe Menezes.

Avançados: Saviola, Gaitán, Kardec, Nuno Gomes, Salvio, Weldon e Jara.

Fábio Coentrão ficou em casa

Fábio Coentrão é a grande baixa na equipa do Benfica para o encontro desta noite com o Portimonense devido a um traumatismo no joelho direito. A lesão já foi sofrida no encontro da passada quarta-feira com o Lyon - na sequência de um lance mais disputado com um adversário em que teve de ser assistido pelos médicos do Benfica -, mas apenas ontem o Benfica informou acerca da lesão.

O lateral/extremo-esquerdo realizou treino condicionado na sessão de trabalho de ontem de manhã e, sabe O JOGO, já não viajou à tarde com a equipa para o Algarve, apesar de Jorge Jesus ter mantido a incógnita sobre a sua utilização no jogo desta noite, informando que só perto do apito inicial é que iria saber se poderia contar com ele. O clube voltou a não divulgar ontem os convocados, algo que só fará ao final desta manhã. A utilização de Fábio Coentrão está descartada já desde sexta-feira, dadas as queixas que o jogador ainda apresenta no joelho direito.

Em declarações à Benfica TV, Jorge Jesus revelou que, de todos os jogadores que sofreram mazelas em Lyon, Fábio Coentrão era o que se encontrava em pior estado. Ainda assim, o treinador não deu certezas sobre se o jogador recuperava, preferindo manter o segredo. "Só vamos saber se podem jogar em cima da hora do jogo, como é o caso do Fábio Coentrão", declarou.

Antes da partida com o Arouca, Fábio Coentrão também andara a treinar-se condicionado, mas devido a uma entorse no tornozelo direito. O camisola 18 descansou na partida para a Taça de Portugal e regressou na máxima força frente ao Lyon, para a Liga dos Campeões.

Com a ausência forçada de Fábio Coentrão, Jorge Jesus vê-se obrigado a fazer alterações na equipa titular. César Peixoto deverá ser o escolhido para o lugar de lateral-esquerdo, mantendo-se Nicolas Gaitán na faixa canhota do ataque encarnado.

Depois de alguns jogos - Sporting, Marítimo e Schalke 04 - em que o fez regressar à sua posição de origem, como extremo, Jorge Jesus voltou a apostar em Fábio Coentrão para a defesa, colocando-o no lugar que lhe valeu uma vaga na Selecção Nacional no Mundial da África do Sul, onde foi uma das vedetas da companhia, a par de Eduardo.

Esta lesão no joelho direito não deverá impedir o puto das Caxinas, no entanto, de alinhar na próxima partida do Benfica, frente ao Paços de Ferreira, na próxima sexta-feira, no Estádio da Luz.

43

Fábio Coentrão é o jogador do Benfica mais pontuado por O JOGO. A soma das suas exibições ao longo das sete jornadas da Liga dá-lhe 43 pontos, mais um do que Carlos Martins e três do que Roberto. O camisola 18 também é dos mais utilizados, a par de David Luiz e Javi García. Até ao encontro desta noite, os três ainda não tinham falhado um minuto sequer. Mas Coentrão já vai ficar para trás esta noite.

sábado, 23 de outubro de 2010

O que eles eram há 20 anos

Prossegue preparação para regresso à Liga

Jorge Jesus orientou esta tarde(sexta), no Seixal, o penúltimo treino do Benfica tendo em vista a deslocação ao Algarve, para defrontar o Portimonense na oitava jornada da Liga.

A sessão de trabalho teve portas fechadas para adeptos e comunicação social e, de acordo com a informação adiantada pelo site do clube, não trouxe novidades no que ao panorama clínico diz respeito.

Assim, Jorge Jesus continua sem poder contar com Rúben Amorim - voltou a realizar tratamento e trabalho de ginásio, devido a uma tendinite rotuliana nos joelhos - e Óscar Cardozo – debate-se com uma entorse no joelho esquerdo com lesão do ligamento lateral interno, que o limita a corrida, tratamento e trabalho de ginásio.

Hélio Vaz e Marc Zoro voltaram a trabalhar com o plantel.

O derradeiro treino antes da viagem para o Algarve está marcado para sábado, às 10.30 horas, no Seixal, novamente à porta fechada. Às 14 horas, Jorge Jesus fará a projecção do jogo com o Portimonense.

Prioritário reforçar a esquerda

Não há volta a dar: Jorge Jesus continua a considerar que o lado esquerdo carece de soluções e vai pedir à SAD para reforçar aquele flanco durante a reabertura do mercado.

As alternativas não são muitas no mercado. Alguns jogadores estão referenciados mas de contratação difícil. Por isso, a SAD terá um plano B: a aquisição de um lateral-esquerdo para fazer subir Fábio Coentrão - um verdadeiro extremo na óptica de Jorge Jesus mas cujo alto rendimento a lateral-esquerdo tem motivado o treinador a apostar no internacional português no lugar que o levou ao Mundial da África do Sul.

Na parte final do último defeso o plano alternativo quase chegou a ser posto em prática: depois de falhados alguns alvos para o posto de extremo-esquerdo, a SAD esteve na iminência de contratar o francês Armand Traoré, do Arsenal. O lateral-esquerdo (que também pode jogar a médio) esteve com um pé na Luz, chegou mesmo a vir a Portugal, mas no último momento decidiu não assinar, alegadamente por pressão de familiares - acabou por ser emprestado pelos gunners à Juventus, mas ainda não fez qualquer jogo pela equipa de Luigi Del Neri (em parte devido a uma lesão muscular).

Isto significaria, também, maior concorrência a César Peixoto e ao reforço adquirido ao Rio Ave ainda não utilizado em qualquer jogo: Fábio Faria.

Fábio Coentrão em dúvida para defrontar Portimonense

O jogo da passada quarta-feira para a Liga dos Campeões, frente ao Lyon, deixou marcas em Fábio Coentrão. O jogador está a contas com traumatismo no joelho direito e poderá falhar a partida deste domingo frente ao Portimonense, no Algarve.

O esquerdino, que recuperou em cima da hora de entorse na tibiotársica direita para o jogo com o Lyon, tem agora novo problema e Jorge Jesus já revelou que poderá não estar em condições para defrontar o Portimonense.

O esquerdino, recorde-se, recuperou em cima da hora de entorse na tibiotársica direita para o jogo com o Lyon, estando então agora a contas com novo problema.

Quem está irremediavelmente de fora das opções de Jorge Jesus são Rúben Amorim e Cardozo. O primeiro, a contas com tendinite rotuliana, faz tratamento e trabalho de ginásio, enquanto Cardozo está limitado a efectuar corrida na sequência de entorse no joelho esquerdo com lesão no ligamento lateral interno.

Greve de árbitros pode adiar clássico

Os árbitros podem fazer greve no fim-de-semana de 6 e 7 de novembro, o que poderá implicar que o FC Porto-Benfica (dia 7) não se realize nessa data. Esta decisão prende-se com questões relacionadas com a fiscalidade e segurança social da arbitragem que tardam em ser resolvidas.

A posição foi tomada após uma reunião realizada ontem em Leiria entre os conselhos regionais de arbitragem, a APAF e um elemento do Conselho de Arbitragem da FPF. Com esta medida, os árbitros de futebol (pode ser extensiva às modalidades) pretendem que o Governo resolva estas questões que afetam os juízes mais jovens. A partir de dia 1 de janeiro de 2011 entra em vigor o novo código da segurança social, no qual um árbitro, por exemplo de 14 anos, tem de estar coletado e pagar 183 euros por mês.

Seis equipas ao ataque ao segundo lugar

O segundo lugar da Liga portuguesa de futebol está hoje “a saque”, com seis das oito equipas que abrem a oitava jornada em condições de aceder à posição de perseguição ao FC Porto, o ainda muito distante comandante do campeonato.

Apenas o Beira-Mar e o Vitória de Setúbal estão impedidos de ultrapassar o Benfica, que ocupa o segundo posto com os mesmos pontos do Olhanense e do Vitória de Guimarães, todos a sete dos “dragões”.

Os algarvios recebem o vice-campeão Sporting de Braga, que tenta chegar ao posto em que terminou o campeonato da época passada, enquanto os vimaranenses deslocam-se a Setúbal com o mesmo objectivo.

A Académica joga em casa com o Nacional da Madeira, num confronto em que ambos os conjuntos também espreitam a o segundo posto, tal como o Paços de Ferreira, que recebe o Beira-Mar.

O Benfica apenas poderá responder no domingo, quando jogar no estádio do Portimonense, horas depois de o rival Sporting receber o “lanterna vermelha” Rio Ave, enquanto o FC Porto fecha a ronda na segunda-feira, frente à União de Leiria.

Programa da oitava jornada:

- Sábado, 23 Out:
Académica – Nacional, 17h00.
Paços de Ferreira - Beira-Mar, 18h00.
Vitória de Setúbal - Vitória de Guimarães, 19h15 (SportTV).
Sporting de Braga – Olhanense, 21h15 (SportTV).

- Domingo, 24 Out:
Marítimo - Naval 1.º Maio, 16h00.
Sporting - Rio Ave, 18h15 (TVI).
Portimonense – Benfica, 20h15 (SportTV).

- Segunda-feira, 25 Out:
FC Porto - União de Leiria, 20h15 (SportTV).

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Campeão de extremos procura asas no mercado

Com Jorge Jesus ao comando da equipa do Benfica, a regra predominante é que o vulgar conceito de "meio-termo" fique cadeado no gabinete, prevalecendo no campo, ou na preparação da entrada no mesmo, o destemor e a incisividade resumíveis num simples e popular "ou vai ou racha". Olhando a factos, dos quais é indissociável o bem fresco e comprometedor espalhanço em Lyon, o comum dos adeptos do campeão nacional pode-se interrogar e, numa altura de negrume como esta, desabafar que na temporada passada a equipa "ia mais e rachava menos". Do lado deles, dos simpatizantes críticos, estão os números do balanço de 12 jogos oficiais, que traduzem uma realidade preocupante: seis vitórias e seis derrotas. Pela frieza dos resultados, a conclusão é que este Benfica é de extremos, ou ganha ou perde. Com isto, vai criando apreensão entre os seus seguidores, mas também os homens-fortes do futebol encarnado - o presidente Vieira e o director-desportivo Rui Costa - estão um pouco alarmados com o quadro actual, procurando por isso trabalhar em comunhão com o treinador no sentido de extrair, do mercado de jogadores, potenciais novas soluções para o plantel, visando nomeadamente o fortalecimento das zonas ofensivas dos corredores laterais, os quais, lembre-se, se despediram de Di María e Ramires no último Verão.

A busca de novas asas está em marcha e, sem negligenciar o lado direito, aponta com maior precisão ao flanco esquerdo - para o qual Jesus reconhece ter poucas opções -, seja na perspectiva de recrutar um ala puro ou de descobrir um lateral qualificado que, quando o técnico o entender, atire Coentrão para o núcleo de possíveis chaves no sector intermédio. Esta demanda compreende-se pelas exibições e pela generalidade dos resultados. As contas da Liga dos Campeões estão demasiado encravadas para quem ambicionava encantar na Europa e, tendo isso em mente, investiu com o objectivo de no mínimo atingir os quartos-de-final, mas entre fronteiras, a campanha no campeonato, por se situar a léguas do brilhantismo que reanimou um gigante que andava adormecido, é só mais um sinal de que Gaitán e Salvio, os reforços assegurados há uns meses com o propósito de cobrir as saídas de Di María e Ramires, estão a demorar demasiado tempo a aquecer os motores. Mais do que nunca, Jesus lamentará a "deserção" do experiente Aleksander Hleb para Birmingham, onde o bielorrusso se limita a jogar para garantir uma posição segura na segunda metade da tabela.

Espírito de trepador, precisa-se

Até ser escusadamente expulso em Lyon, Gaitán estava em fase ascendente e enraizava-se no onze, mostrando capacidade de decisão tanto a criar jogo como a oferecer golos aos colegas. Porém, a conduta disciplinar que no espaço de nove minutos o pôs fora de combate em França produziu uma adversidade que configurará no imediato uma adversidade do tamanho de uma montanha, só transponível pela força da habilidade e do rendimento. E é bem verdade que tanto na Champions como na Liga ZON Sagres, Jesus, enquanto espera pelas prendas de Natal - condicionáveis pela carreira europeia -, precisa de um colectivo com fibra e espírito de trepador, que seja capaz de sofrer quando o momento ou o adversário o exigirem, sem que daí ressaltem constrangimentos, embaraços ou outro tipo de razões menos óbvias como as que, em certos lances-chave, têm anestesiado unidades (teoricamente) importantes, como são os casos de David Luiz e Javi García.n

Urreta fura no Corunha

Porventura devido a dificuldades de sincronização com o treinador, Urreta não coube nas preferências de Jesus na época passada e voltou a ter guia de marcha no último defeso. Foi emprestado ao Corunha, onde depressa desbravou espaço no onze de Miguel Ángel Lotina, furando a bel-prazer por qualquer dos flancos. Além de convencer o treinador, conquistou a simpatia e o gosto dos adeptos. O gozo do estatuto de titularíssimo sofreu, no entanto, uma pausa em virtude da lesão de média gravidade sofrida contra o Getafe, na terceira jornada da liga espanhola.

Recuperação e cinco golos em jogo-treino

Jorge Jesus não deu descanso ao plantel do Benfica, após a derrota frente ao Lyon. Os titulares «realizaram treino de recuperação, enquanto os restantes atletas efectuaram um jogo-treino com os juniores», informa o site oficial. O plantel principal venceu por 5-0, com golos de Airton (dois), Jara (dois) e Nuno Gomes.

Óscar Cardozo fez «corrida, tratamento e trabalho de ginásio». O paraguaio recupera de «uma entorse no joelho esquerdo, com lesão no ligamento lateral interno».

Ruben Amorim voltou a fazer tratamento e trabalho de ginásio. O médio apresenta «uma tendinite rotuliana nos joelhos».

José Agusto elogia Roberto e Coentrão

O antigo jogador viu o Benfica utilizar uma estratégia errada com muitos passes falhados reflexo da pressão exercida pelo Lyon. Mas ao contrário daquilo que se possa pensar o jogo de ontem não é para esquecer mas para lembrar.

O ex-internacional sublinha: "A equipa teve fases incaracteristicas. Realmente só Roberto e Fábio Coentrão estiveram à altura do seu valor".

Seis derrotas, tantas como em toda a época passada

O desaire em França foi nada menos do que o sexto em 12 jogos oficiais (metade, portanto), o que está longe de ser normal para o Benfica e, sobretudo, para o Benfica campeão nacional que em 2009/10 ganhou também a Taça da Liga e chegou aos quartos-de-final da Liga Europa - só a eliminação precoce da Taça de Portugal constituiu verdadeira desilusão.

Nos 51 jogos oficiais da época passada, as águias só somaram seis derrotas, tantas quanto já registam nesta fase, e se é verdade que há atenuantes - a presença de jogadores no Mundial da África do Sul, as partidas de pedras nucleares como Di María e Ramires e o mau arranque de Roberto que custou pontos (os responsáveis do clube queixam-se ainda das arbitragens, com razão no caso do jogo de Guimarães) - também é facto que esses factores não justificam tudo.

Falhar no básico e no difícil

Das seis derrotas, cinco verificaram-se fora de portas (a outra foi na Luz, com a Académica), o que significa que o Benfica de Jorge Jesus ainda só obteve um sucesso nas seis deslocações até aqui efectuadas nas diferentes frentes. Foi na Madeira, diante do Marítimo (1-0).

Se os desaires com Académica, Nacional e V. Guimarães, em tão curto espaço de tempo, têm de ser considerados anormais (e custaram nove pontos na Liga), há outra conclusão que surge como evidente: nos três desafios mais exigentes da época, por serem jogados fora da Luz e contra adversários teoricamente complicados - falamos de FC Porto, para a Supertaça (campo neutro), e do Schalke e do Lyon para a Champions - a equipa de Jorge Jesus não esteve à altura das exigências. Frente aos portistas e aos franceses foram mesmo noites para esquecer, só em Gelsenkirchen as águias deram um ar da sua graça, apesar de o desfecho ter sido idêntico. Nessas partidas, aliás, o Benfica nem sequer conseguiu marcar qualquer golo.

Plantel encarnado de volta ao trabalho

O Benfica começa esta quinta-feira a preparar a deslocação ao Algarve, onde, domingo, defronta o Portimonense.
A sessão de treino está agendada para as 17 horas e realiza-se à porta fechada.
Para trás, fica a negativa jornada europeia em Lyon.

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Chegada discreta

A equipa do Benfica já está em Lisboa. O avião que transportou os encarnados desde Lyon aterrou às 2.30 desta quinta-feira e à espera dos encarnados estavam mais polícias do que adeptos.

A viagem de regresso dos encarnados, que teve a duração de aproximadamente duas horas, ficou marcada pela forte indisposição de um dos adeptos que acompanhou o Benfica na deslocação a França. A intervenção do médico Bento Leitão e de um dos elementos do departamento clínico da equipa, Duarte Pinto, acabou por resolver a ocorrência e serenar os ânimos, numa ligação que decorreu sem mais problemas.

O ambiente dentro do avião era de desilusão, já que a derrota sofrida em Lyon (0-2) deixou os encarnados em situação delicada no que ao apuramento para a próxima fase da Liga dos Campeões diz respeito. O Benfica é terceiro classificado, atrás do Lyon, que tem mais seis pontos, e do Schalke, com mais três. Vencer os franceses no próximo jogo da Champions é agora obrigatório.

Para já, contudo, Jorge Jesus centrará as suas atenções na deslocação a Portimão, marcada para domingo, que começará a ser preparada esta quinta-feira, às 17 horas, com um treino à porta fechada.

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Intervenções de Coentrão no Lyon-Benfica

13' - Grande corte de Fábio Coentrão (Benfica)! O lateral-esquerdo desarmou Lisandro (Lyon), que se preparava para rematar.

18' - Fábio Coentrão (Benfica) está a ser assistido fora do relvado depois de um lance dividido com um jogador do Lyon.

41' - Livre marcado por Carlos Martins (Benfica), a bola bate em Pjanic, sobrou para Coentrão que não deu o melhor seguimento.

75' - Fábio Coentrão (Benfica) pega-se com Réveillère (Ol. Lyon) depois do francês protestar pela carga de ombro que sofreu. O árbitro foi serenar os ânimos entre os dois.

Fotos Lyon-Benfica






Foto treino antes do jogo com o Lyon

Declarações de Coentrão depois da derrota com o Lyon

Fábio Coentrão, lateral do Benfica, comentou desta forma a derrota encarnada no reduto do Ol. Lyon (2-0), na fase de grupos da Liga dos Campeões. Declarações na flash interview da SportTV:

«Foi um jogo menos conseguido pela nossa parte, os jogadores não estiveram tão bem como costumam estar. Um erro foi fatal. Depois, com a expulsão do Nico, tudo ficou mais complicado. Ainda faltam muitos jogos, eu acredito. Não houve ansiedade, houve mérito do Lyon, que nos pressionou na fase de preparação. Neste tipo de jogos, não podemos falhar tanto como falhámos. Perdemos dois jogos, mas fora de casa. Os jogos que perdemos fora, ainda os vamos ter em casa e podemos recuperar.»

Prestação de Fábio Coentrão no Lyon-Benfica

Fábio Coentrão
O internacional português foi o melhor da defesa “encarnada”. O lateral-esquerdo esteve implacável no seu corredor, não dando veleidades aos seus opositores. Apesar de menos ofensivo do que habitual, tentou subir pelo seu flanco para criar desequilíbrios.
Sport Lisboa e Benfica

Fábio Coentrão 4
Nem a velocidade lhe valeu, pois tanto Briand como, depois, Pied deram sempre a sensação de passar por ele... de mota. O 2-0 foi bem exemplo disso, espantando pela forma como Briand reagiu ao seu próprio remate ao poste e ainda foi cruzar para golo. Melhorou, contudo, no segundo tempo e ainda esticou a equipa no corredor.
O Jogo

Fábio Coentrão
Provavelmente nunca tinha sofrido tanto com um adversário directo como aconteceu com Briand, autor do primeiro go-lo do Lyon e da assistência para o segundo.
Correio da Manhã

Fábio Coentrão 2
Sem espaço para subir face caudal ofensivo dos franceses, o lateral limitou-se a tentar defender a sua zona, os golos tiveram origem no seu sector, mas sozinho era difícil fazer mais.
Record

Fábio Coentrão 5
O trio atacante do Lyon foi tremenda dor de cabeça, em particular Briand, sempre bem auxiliados por Réveillère (ambos pisaram os terrenos de Coentrão). O lateral perdeu-se de quando em vez no sufoco, mas também foi dos poucos que conseguiram de vez em quando , abanar o jogo da equipa com boas incursões.
A Bola

Benfica perde com Lyon e complica passagem

O Lyon recebeu e venceu por 2-0 o Benfica, em jogo da terceira ronda da fase de grupos da Liga dos Campeões, reforçando assim a liderança do grupo B.

O Benfica não entrou bem em campo demonstrando algum nervosismo perante um Lyon disposto a matar o jogo desde cedo.

Apesar de ter subido de rendimento depois dos primeiros dez minutos, o Benfica acabou por sofrer um golo aos 21 minutos de jogo depois de uma perda de bola fatal de Carlos Martins em zona proibida.

O jogador do Lyon, Gourcuff, aproveitou a falha do português e assistiu Michel Bastos que centrou para o cabeceamento e consequente golo de Briand.

Depois do golo só deu Lyon. O Benfica ressentiu-se do tento do adversário e as perdas de bola tornaram-se uma constante da equipa ‘encarnada’ que aos 43 minutos de jogo ficou reduzido a 10 jogadores com a expulsão e Gaitán por acumulação de amarelos.

Antes da expulsão, aos 39 minutos o árbitro da partida, o espanhol Alberto Undiano Mallenco, não assinalou uma falta de Diakhaté sobre Saviola à entrada da área que poderia resultar num livre muito perigoso para a baliza defendida por Lloris.

O intervalo não refrescou o Benfica e no regresso dos balneários o Lyon tanto que pressionou que finalmente marcou o segundo golo aos 51 minutos de jogo. O guarda-redes ‘encarnado’ defendeu o primeiro remate, de Briand, defendeu o segundo remate, de Lisandro López, mas não defendeu a terceira recarga, também de Lisandro López, que em jogadas anteriores já tinha cheirado o golo.

Em resposta ao segundo tento sofrido, Jorge Jesus fez sair Saviola para a entrada de César Peixoto, trocando um avançado por outro avançado.

A equipa francesa não facilitou e, não fosse a boa exibição do guarda-redes ‘encarnado’, a vitória gaulesa poderia ter sido bastante dilatada.

Jorge Jesus esgotou as substituições fazendo sair Aimar e Carlos Martins para as entradas de Jara e Salvio, o que trouxe uma lufada de ar fresco à equipa ‘encarnada’. No entanto, apesar de o Benfica ter conseguido chegar à grande área francesa não foi capaz de criar situações de real perigo.

Os últimos minutos do jogo foram dominados pelo Benfica, dado que o Lyon se preocupou mais gerir um resultado que a equipa de Lisboa não foi capaz de reverter.

Com este resultado o Benfica vê o sonho europeu ficar ainda mais longe depois da vitória do Schalke 04 frente ao Hapoel. A equipa portuguesa ocupa a terceira posição do Grupo B, a seis pontos do primeiro, Lyon, e a três do segundo, Schalke 04.

Equipas:

BENFICA
Roberto; Maxi, Luisão, David Luiz, Fábio Coentrão, Javi García, Carlos Martins, Aimar, Gaitán; Saviola e Kardec.
Suplentes: Júlio César, Airton, Salvio, Jara, Weldon, César Peixoto e Sidnei.

Substituições: Saviola por César Peixoto (57m), Aimar por Jara (71), Carlos Martins por Salvio


LYON
Lloris; Réveillère, Cris, Diakhaté, Cissokho; Gourcuff, Gonalons, Pjanic; Briand, Lisandro, Michel Bastos.
Suplentes: Vercoutre, Lovren, Kallstrom, Makoun, Gomis, Pied, Lacazette

Substituições: Michel Bastos por Pied (65m), Gourcuff por Källström (71), Lisandro López por Gomis (83)


Cartões amarelos: Gaitán (34m), Carlos Martins (37), Javi Garcia (67), Réveillère (41m)

Cartão vermelho: Gaitán (43m)

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Benfica já está em Lyon

A descolagem estava prevista para as 10h00, mas o voo só levantou perto do meio-dia, com a comitiva encarnada a chegar a Lyon cerca às 15h45 (14h45 em Lisboa).

A greve geral em França acabou por não prejudicar a deslocação da formação encarnada para o jogo da Champions.

O Benfica defronta quarta-feira o Olympique de Lyon, na terceira jornada do Grupo B da Liga dos Campeões.

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Portugal - Espanha joga-se dia 17 de Novembro pelas 21h

O jogo de carácter particular entre Portugal e Espanha, marcado para 17 de Novembro, no Estádio da Luz, vai iniciar-se às 21 horas, anunciou esta segunda-feira a Federação Portuguesa de Futebol (FPF).

As duas selecções reeditam o duelo nos oitavos-de-final do último Campeonato do Mundo, que terminou com a vitória espanhola, por 1-0.

O jogo Portugal – Espanha visa promover a candidatura Ibérica à organização do Mundial 2018/2022 e integra, também, as comemorações do centenário da República Portuguesa.

Os bilhetes serão colocados à venda esta terça-feira, com preços que variam entre os 10 e os 25 Euros.

Lyon - Benfica

O Benfica deverá disputar o seu encontro de quarta-feira com o Lyon, a contar para a terceira jornada do grupo B da Liga dos Campeões, apesar da greve que afeta os aeroportos franceses.

A equipa tem previsto apresentar-se na manhã de terça-feira no aeroporto de Lisboa e partir às 10 horas. O voo é fretado e as águias seguem diretamente para Lyon, pelo que não se antevê problemas, segundo afirmou uma fonte dos encarnados à Lusa.

O Lyon, líder com 6 pontos, recebe o Benfica, terceiro com 3, a partir das 20 e 45 locais (19 e 45 de Lisboa) de quarta-feira, em jogo da terceira jornada do grupo B da Champions.

Convocados:
 
Guarda-redes: Roberto, Moreira e Júlio César
Defesas: Maxi Pereira, Luisão, Sidnei, David Luiz, César Peixoto e Fábio Coentrão
Médios: Airton, Javi Garcia, Felipe Menezes, Carlos Martins, Pablo Aimar, Salvio e Gaitán
Avançados: Saviola, Kardec, Nuno Gomes, Weldon e Jara.

Lyon-Benfica em risco devido à greve geral em França

A greve geral em França pode levar ao adiamento do jogo da Liga dos Campeões, na quarta-feira, entre o Lyon e o Benfica. A equipa portuguesa tem viagem marcada para terça-feira de manhã, mas a ameaça de adesão à greve pelos controladores aéreos pode impedir a deslocação.

Lesão de Fábio Coentrão é recuperável

Poucas horas após ter garantido a passagem à quarta eliminatória da Taça de Portugal, o plantel encarnado concentrou-se ontem, às 12 h, no centro de estágio do Seixal para começar a preparar o jogo da Liga dos Campeões.

Fábio Coentrão, que regressou tocado do encontro da Seleção Nacional frente à Islândia, ainda se treinou condicionado. Recorde-se que o defesa de 22 sofreu uma entorse na tibiotársica direita que o afastou da convocatória para o desafio com o Arouca. Apesar das precauções de que tem sido alvo por parte do corpo clínico das águias, a lesão não é grave e é quase certo que o atleta vai estar às ordens de Jorge Jesus no confronto europeu. Aliás, se o tratamento da mazela evoluir de forma favorável até é possível que Coentrão seja reintegrado na sessão de hoje.

Nas contas da equipa técnica já se encontra Maxi Pereira, que contraiu uma gastroenterite que o impossibilitou de trabalhar normalmente nos últimos dias, e o afastou da partida de anteontem. Segundo informação avançada pelo departamento de comunicação do Benfica, o sul-americano já cumpriu integralmente o plano de treino previsto. Airton, que terminou o jogo em dificuldades, não mereceu quaisquer cuidados especiais por parte do gabinete médico.

Mudanças à vista

Após ter aproveitado a Taça de Portugal para dar descanso a alguns jogadores, Jesus vai voltar a mexer na equipa pois, como já avisou, frente ao Ol. Lyon “a música será outra”.

A troca de guarda-redes é uma certeza. Na temporada transata o técnico optou por rodar os guardiões na Liga Europa, mas este ano, na Champions, Roberto preservou o estatuto de titular. Nas laterais, confirmando-se as recuperações de Coentrão e Maxi, também não são esperadas surpresas. David Luiz, outro dos poupados na Taça, também vai voltar ao onze. A última troca será no meio-campo, e visará o regresso de Carlos Martins ao lado direito do losango.

domingo, 17 de outubro de 2010

Treinos de hoje(17/10) e amanhã são á porta fechada

O plantel do Benfica voltou hoje aos treinos, á porta fechada, depois da goleada imposta ao Arouca na terceira eliminatória da Taça de Portugal.

O lateral direito, Maxi Pereira, ja recuperou de uma gastroenterite febril e participou na sessão de trabalho orientada por Jorge Jesus.
Por outro lado, Ruben Amorim, Óscar Cardozo e Fábio Coentrão realizaram tratamento e trabalho de ginásio.

O médio polivalente, Ruben Amorim, continua a recuperar de uma tendinite rotuliana no joelho e o avançado Cardozo está a tratar uma entorse no joelho esquerdo com lesão do ligamento lateral interno. Já Fábio Coentrão encontra-se com uma entorse tibiotársica na perna direita.

Treino que contou com a presença dos júniores Cafu e Souleimane e dos atletas Zoro e Hélio Vaz.
Já Javier Balboa efectuou corrida e trabalho individual de campo.

A equipa volta a treinar na segunda-feira, dia 18 de Outubro, pelas 17 horas, na Caixa Futebol Campus, novamente á porta fechada.

sábado, 16 de outubro de 2010

Benfica vence Arouca por 5-1

O Benfica carimbou o apuramento para a 4.ª eliminatória da Taça de Portugal com uma goleada (5-1) sobre o Arouca, no Estádio da Luz. Kardec (2), Saviola, Luisão e Gaitán facturaram para os encarnados, Diogo apontou o tento de honra da equipa nortenha.

Não há Cardozo, há Kardec. O brasileiro abriu o marcador aos 24 minutos numa fase ascende do Arouca, em resposta ao arranque dominador do Benfica. O lance surge após uma boa jogada de envolvimento entre Salvio e Gaitán, com este último a cruzar para cabeceamento fatal do avançado. O “31” tentou dilatar a vantagem mas cabeceou ao poste após canto de Aimar. Na recarga, Saviola (31 min.) encostou para o golo e, mesmo em cima do intervalo, Kardec “bisou” com novo tento de cabeça.

No segundo tempo, o ritmo de jogo caiu e o marcador só voltou a mexer aos 66 minutos com Luisão a cabecear com sucesso após livre de César Peixoto. O quinto golo surgiu aos 88 minutos numa excelente iniciativa de Gaitán que, após combinação com Nuno Gomes, apareceu isolado na área e bateu Pedro Soares sem dificuldades.

Tempo ainda para o tento de honra do Arouca, apontado por Diogo mesmo ao cair do pano.

O Benfica consegue o resultado mais dilatado desta temporada e junta-se a FC Porto, Sporting, V. Setúbal, Rio Ave e U. Madeira que hoje também garantiram o apuramento para a 4.ª eliminatória da Taça de Portugal.

Equipas:

Benfica:

Júlio César; Airton, Luisão, Sidnei e Peixoto; Javi Garcia; Salvio, Aimar e Gaitan; Saviola e Kardec.
Suplentes: Moreira, Fábio Faria, Franco Jara, Felipe Menezes, Weldon, Nuno Gomes e Luís Filipe

Arouca:
Pedro Soares; Steven, William, Fernando e Hernâni; Diogo; Hélder Silva, Babano e André Soares; Njock e Jorge Leitão.
Suplentes: Marco Gonçalves, Hugo Cruz, Pardi, Kiko, Hugo Monteiro, Paulinho e Nené

Convocados Benfica - Arouca

Guarda-redes: Moreira e Júlio César
Defesas: Luís Filipe, Fábio Faria, Sidnei, Luisão e César Peixoto
Médios: Airton, Javi Garcia, Felipe Menezes, Carlos Martins, Pablo Aimar, Salvio e Nicolás Gaitán
Avançados: Saviola, Nuno Gomes, Kardec, Weldon e Jara

O Benfica vai jogar pelas 21h, com transmissão em directo na SportTV 1 e relato na Benfica TV.

Porto, Benfica e Sporting entram em campo

O FC Porto, líder destacado da Liga principal, inicia a defesa do título ao receber o Limianos, que alinha na terceira divisão, na expectativa de regressar às vitórias, depois de ter passado ao lado do triunfo pela primeira vez esta época frente ao Vitória de Guimarães (1-1).

Benfica, campeão nacional, deve encontrar um adversário menos cómodo no Arouca, oitavo classificado da Liga de Honra, o mesmo escalão em que alinha o Estoril-Praia, segundo posicionado, que defronta em casa o Sporting.

O único embate entre primodivisionários, a recepção da Naval 1.º de Maio ao Marítimo, está marcada para domingo, dia em que se completa a terceira ronda, iniciada a 10 de Outubro com a vitória do Sporting de Braga no estádio do 1.º de Dezembro, por 2-1.

Programa da 3.ª eliminatória da Taça de Portugal:

- Sábado, 16 Out:
Gil Vicente (LH) - Vitória Setúbal (L), 16:00.
União Leiria (L) - União Madeira (II), 16:00.
Estoril-Praia (LH) – Sporting (L), 17:00.
Rio Ave (L) - Estrela Vendas Novas (III), 18:00.
FC Porto (L) – Limianos (III), 19:00.
Benfica (L) - Arouca (LH), 21:00.

- Domingo, 17 Out:
Operário (II) - Moreirense (LH), 15:00.
Naval (L) - Marítimo (L), 15:00.
Sertanense (II) - Olhanense (L), 15:00.
Cesarense (II) - Académica Coimbra (L), 15:00.
Portimonense (L) - Cinfães (III), 15:00.
Mirandela (III) - Beira-Mar (L), 15:00.
Paços Ferreira (L) - São João Vêr (III), 15:00.
Anadia (II) - Feirense (LH), 15:00.
Ribeirão (II) - Belenenses (LH), 15:00.
Juventude Évora (II) - Santa Clara (LH), 15:00.
Carregado (II) - Fátima (LH), 15:00.
Leixões (LH) - Mafra (II), 16:00.
Vitória Guimarães (L) - Malveira (III), 16:00.
Nacional (L) - Padroense (II), 16:00.
Varzim (LH) - Gondomar (II) – suspenso.

Benfica pondera abrir clareira no Dragão

Águia solicitou ingressos a que tem direito para o jogo com FC Porto. Política do boicote sem alterações Bancada pode ficar... vazia.

O Benfica solicitou, nos prazos regulamentares, os bilhetes a que tem direito, cerca de 2500 (cinco por cento da lotação) para o clássico de 7 de Novembro no Estádio do Dragão, com o FC Porto.

Uma medida que pode parecer contra senso com a política que tem sido veiculada nas últimas semanas, de apelar aos adeptos que boicotem os jogos do Benfica fora de casa, mas que na realidade passa por nova estratégia específica para o encontro no Dragão: os bilhetes podem ficar na Luz sem chegarem a ser vendidos a potenciais interessados.

A ideia está ainda a germinar e ganhar consistência, mas é uma hipótese bastante forte: deixar os cerca de 2500 lugares destinados aos adeptos encarnados vazios.

"Estamos a segui-los com muita atenção" diz diretor-desportivo do Milam


O AC Milan está a trabalharam arduamente em relação ao futuro e os nomes de Fábio Coentrão, David Luiz e João Pereira fazem parte de uma lista de nomes que os responsáveis do emblema transalpino seguem com particular atenção. Os defensores de Benfica e Sporting inserem-se numa lista de alvos que os rossoneri definiram com vista a rejuvenescer o sector recuado da equipa comandada por Massimmiliano Allegri.

Ariedo Braida, diretor-desportivo do conjunto milanês, 64 anos, confirmou a Record que esteve recentemente em Portugal e que os três defesas são jogadores que o AC Milan segue... com atenção.

“Estamos a trabalhar há muito tempo de forma a preparar o futuro do AC Milan. É um facto que estive recentemente em Portugal, atualmente encontro-me na Grécia e vou continuar a viajar pela Europa para observar jogadores. Isso não significa que vamos contratar todos os jogadores que observamos, mas sim que estamos atentos a uma série de talentos que podem vir a interessar-nos num futuro mais ou menos próximo”, começou por explicar.

Talentos

Confrontado com os nomes de Fábio Coentrão, David Luiz e João Pereira, Ariedo Braida explicou.

“Quando nos deslocamos a qualquer lado é porque estamos interessados em observar alguém. Posso dizer que estamos a segui-los com muita atenção. É essa a nossa política. Em Portugal há jogadores de muita qualidade, portugueses e não só. Além disso tenho ótimas relações com os clubes portugueses, casos do Benfica, FC Porto ou Sporting e trata-se de um mercado interessante. Contudo, isso não quer dizer que os vamos contratar. Um clube como o AC Milan tem vários jogadores referenciados e vai acompanhando a sua evolução. Contudo, posso garantir que, nesta fase, estamos apenas a observar uma série de jogadores”, garantiu o homem forte do futebol do AC Milan.

Projeto em marcha

No início da época os rossoneri iniciaram um processo de reconstrução do plantel de forma a aumentar a qualidade da equipa: Ibrahimovic e Robinho foram as grandes bandeiras. Contudo, o emblema milanês procura também rejuvenescer o plantel, sobretudo a defensiva. “Estamos a trabalhar a pensar no futuro. Há muita coisa para ver e em Portugal há jogadores muito interessantes.”

Coentrão apto para jogo com o Lyon

Fábio Coentrão sofreu uma entorse na tibiotársica direita e não poderá dar o seu contributo no embate de hoje, frente ao Arouca. Todavia, ao que O JOGO apurou, o lateral-esquerdo é recuperável para o encontro da próxima quarta-feira, em Lyon, a contar para a Liga dos Campeões.

O departamento médico encarnado apontou ontem a lesão do jogador aos compromissos da Selecção Nacional - Coentrão cumpriu os 90 minutos da dupla jornada de apuramento para o Euro'2012, contra Dinamarca e Islândia -, mas os clínicos da equipa das Quinas nada informaram sobre qualquer queixa do internacional português no final do jogo com a Islândia, disputado na última terça-feira.

A lesão do camisola 18 é, de resto, no mesmo local que a sofrida no jogo com o Sporting (quinta jornada). Na altura, o lateral apresentou um traumatismo e entorse na tibiotársica direita e esteve em dúvida para o compromisso com o Marítimo, mas recuperou, foi titular e resolveu o jogo.