segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Portugal é cabeça de série no sorteio

A colocação de Portugal no grupo dos mais fortes resulta do “ranking” da FIFA, hoje publicado, no qual a seleção portuguesa ocupa o sétimo lugar a nível mundial e quinto europeu, sendo que na Europa são nove os pré-designados.

A nova ordenação de “favoritos” ficou definida depois do sorteio para o anterior Mundial, disputado na África do Sul em 2010, com a FIFA a mudar os critérios, adequando-os ao seu “ranking” mensal.

Para compor os nove grupos de apuramento da zona europeia – oito com seis equipas e um com cinco -, os 53 países filiados na UEFA serão divididos em cinco potes de nove equipas e um apenas com oito.

Os nove melhores europeus na classificação da FIFA estarão no pote 1 na qualidade de cabeças de séries, os nove seguintes no pote 2 e assim em diante até ao pote 6, onde serão colocados os oito pior classificados.
Os primeiros de cada um dos grupos qualificam-se diretamente para o Mundial que se disputará no Brasil e os oito melhores segundos classificados terão ainda que disputar um “play off” para definir mais quatro apurados, num total de 13 equipas.

Na Europa os nove pré-designados são a campeã mundial e europeia, Espanha (1.ª do “ranking”), Holanda (2.ª), Alemanha (3.ª), Inglaterra (6.ª), Portugal (7.º), Itália (8.ª), Croácia (9.º), Noruega (12.ª) e Grécia (13.ª).
O Brasil é o grande favorito à conquista do Mundial 2014 com uma quota de aposta de 4,5. Portugal tem uma quota de 25,00 enquanto Espanha e Argentina têm quota de 6,00.


Fonte: Sapo Desporto

Sem comentários:

Enviar um comentário