domingo, 17 de julho de 2011

Coentrão entra com tudo na estreia

Há uns meses, José Mourinho não considerava Fábio Coentrão um elemento importante para o seu Real Madrid. Lembro-me de o ouvir dizer que, tendo Marcelo no plantel, estava bem servido para o posto de lateral esquerdo. Hoje, acredito, o técnico deve continuar muito satisfeito com o defesa  brasileiro. No entanto, mudou de opinião em relação ao internacional português. E fez muito bem…

Em Espanha, a maioria dos analistas desportivos – bem como os adeptos – torceram o nariz quando o Real resolveu avançar para a compra de Coentrão. E mais cépticos ficaram quando perceberam que se estava a falar de uma transacção de 30 milhões de euros, verba avultadíssima e rara quando em causa não estão futebolistas predominantemente ofensivos. Creio que terá bastado um mero jogo de preparação para muitos reverem a sua posição.

Assumo que, durante muito tempo, também duvidava da capacidade de Coentrão singrar ao mais alto nível. Talento futebolístico, claro, nunca faltou ao nortenho, mas a sua concentração e empenho pareciam-me sempre escassos em função das necessidades. Pois bem,  desde que Jorge Jesus resolveu adaptá-lo a lateral que o caso mudou de figura. O extremo intermitente, que baseava o seu jogo em meros fogachos, deu lugar a um dos melhores laterais da actualidade.

E Mourinho, provavelmente para não “queimar” Marcelo, dá ideia de estar a preparar uma nova alteração táctica no posicionamento habitual de Coentrão. Segundo tem sido possível observar, o português está na calha para actuar no centro do terreno, ao lado de Xavi Alonso.

A ideia, quando apresentada isolada, sem um contexto colectivo, parece algo bizarra, mas depois de testada em campo… dá a ideia de ter futuro. Perante os norte-americanos do LA Galaxy, Coentrão não estranhou o lugar, não se intimidou por estar a fazer a estreia por um colosso mundial como o Real Madrid, nem tremeu por saber (antecipadamente) que era um dos centros de atenção. O português limitou-se a exibir o seu futebol e, no final, foi eleito o melhor em campo. A exigente imprensa espanhola rendeu-se ao primeiro impacto.

José Mourinho pode estar a criar um problema a Paulo Bento ao adaptar Coentrão a um outro posto que não o de lateral esquerdo, mas acredito que, ao mesmo tempo, deverá contribuir para que, de forma bastante célere, o português aumente a sua cotação a nível internacional. Nem precisa jogar melhor do que fez na madrugada de domingo. Basta ter o mesmo rendimento…





Escrito por: Luís Avelãs


Fonte: Blogs Record

Sem comentários:

Enviar um comentário