terça-feira, 24 de maio de 2011

Luisão é o único campeão garantido

O Benfica prepara uma verdadeira revolução no plantel para a próxima época, praticamente desbaratando a equipa que conquistou, sob o comando de Jorge Jesus, o título em 2009/10. E uma vez que o mercado de transferências promete ser animado para as bandas da Luz, entre entradas e saídas, do onze-base que se sagrou campeão apenas Luisão tem nesta altura presença assegurada no plantel que vai tentar voltar ao caminho do sucesso em 2011/12.

Quando chegou ao Benfica, Jesus assumiu de pronto o desafio de vencer a Liga e conseguiu alcançar esse objectivo, utilizando uma equipa-tipo formada por Quim, Maxi Pereira, Luisão, David Luiz, Fábio Coentrão, Javi García, Ramires, Aimar, Di María, Saviola e Cardozo. Porém, a boa temporada realizada levou a que diversos jogadores fossem muito pretendidos, com as águias a não conseguirem segurar David Luiz (saiu já durante o último mercado de Janeiro), Ramires e Di María, estes ainda antes do início da época que agora terminou.
As expectativas após os festejos do título foram colocadas em patamares ainda superiores e, por isso, a frustração pela forma como esta temporada decorreu levou a que os responsáveis benfiquistas entendam que é necessário reformular o plantel.

A desilusão dos encarnados foi enorme e no final da temporada, após o último jogo, com o Leiria, Jorge Jesus reconheceu que "na próxima época o onze será outro". "Dos onze jogadores, todos têm contrato com o Benfica, mas não quer dizer que seja a equipa-modelo para a nova época. Queremos corrigir algumas situações e não voltar a cometer os mesmos erros", disse. Como tal, vários jogadores do onze-base de 2010/11 foram colocados por Luís Filipe Vieira no mercado, ainda que por diversas razões. Se Javi García continua a ser importante, uma proposta elevada poderia levar o líder da Luz a aceitar a sua saída, enquanto nos casos de Aimar e Saviola essa decisão prende-se pelo facto de a SAD querer reduzir o peso salarial do plantel. Tacuara, por outro lado, deseja um novo desafio e também o Benfica está aberto a essa possibilidade, exigindo, porém, 25 milhões para libertá-lo. Assim, do meio-campo e ataque da equipa que conquistou o título, além das saídas de Ramires e Di María, os restantes quatro elementos estão ainda em dúvida para a próxima época.

Na defesa, o cenário não é também muito favorável para Jorge Jesus. Quim deixou o Benfica, com destino a Braga, logo após 2009/10, e David Luiz já se mudou para o Chelsea. Fábio Coentrão está à beira da saída, face ao interesse dos principais clubes europeus (ver mais noticiário na página seguinte), enquanto a continuidade de Maxi Pereira está também dependente da sua renovação. Do onze do título sobra assim apenas Luisão, que não só tem a presença assegurada no plantel como também na equipa titular, ou não fosse o central considerado pelo próprio Luís Filipe Vieira como o seu jogador preferido, sendo também profundamente admirado por Jesus.


Fonte: O Jogo

Sem comentários:

Enviar um comentário