sexta-feira, 18 de março de 2011

Quem é o PSV?


Actual líder do campeonato holandês, o adversário do Benfica nos quartos-de-final da Liga Europa também tem estado em muito bom plano nas competições europeias, onde soma sete vitórias, quatro empates e apenas uma derrota em 12 jogos realizados. 

O maior número de jogos deve-se ao facto de a equipa de Eindhoven ter disputado o play-off de acesso à fase de grupos da prova, tendo então ultrapassado o FC Sibir, da Rússia, ainda que tenha então perdido o encontro da primeira mão, por 1-0 (na segunda goleou por 5-0), a única derrota na campanha europeia.

Na fase seguinte, o PSV foi inserido no Grupo I, juntamente com Metalist, Sampdoria e Debrecen. Quatro vitórias e dois empates valeram a passagem aos 16-avos-de-final, onde ultrapassaram os franceses do Lille. Logo depois, nos «oitavos, o Rangers, acabado de eliminar o Sporting na competição.

Orientada por Fred Rutten, a equipa tem actualmente como principais figuras os avançados Balázs Dzsudzsák e Ola Toivonen. O guarda-redes Isaksson é habitual titular da selecção sueca, Bouma lidera o sector defensivo, enquanto Engelaar dirige as operações no miolo. E também há toque sul-americano, com o brasileiro Marcelo.

No histórico de confrontos com o Benfica ganha destaque a final da então chamada Taça dos Clubes Campeões Europeus, em 1988, vitoriosa para a equipa holandesa através do desempate por grandes penalidades. No total, porém, o registo é equilibrado com uma vitória para cada lado e três empates (um dos quais nessa final da Taça dos Campeões Europeus).

2 comentários: