sábado, 26 de fevereiro de 2011

Alerta amarelo na defesa

O Benfica vai entrar amanhã em campo, frente ao Marítimo, com os seus quatro jogadores da defesa em risco de exclusão. Se Maxi Pereira, Luisão, Jardel e Fábio Coentrão virem cartão amarelo, terão de cumprir castigo frente ao Sporting de Braga na jornada seguinte, na capital minhota.

É um cenário pouco provável, mas imaginemos que o árbitro Vasco Santos admoestava amanhã, no Estádio da Luz, estes quatro defesas; Jorge Jesus ficaria em apuros. Dos habituais titulares no sector mais recuado, só Sidnei poderia - e poderá - jogar em Braga, dado que amanhã cumprirá castigo pela expulsão no dérbi com o Sporting.
A juntar a estes quatro jogadores, há ainda Salvio, extremo-direito, também à beira de exclusão. Ao todo, vão estar cinco jogadores em risco no encontro com o Marítimo, e todos serão titulares. Do quarteto defensivo - repetimos -, não escapa nem um.

Vamos agora por partes. Maxi Pereira é o único dos jogadores do Benfica a ter oito cartões amarelos - o último foi mostrado no recente dérbi com o Sporting, na tentativa de travar Djaló - e o terceiro da Liga ZON/Sagres mais admoestado, a seguir a Ney Santos (10), do Vitória de Setúbal, e a Alex (8), do Guimarães.

O lateral-direito já cumpriu castigo, pela quinta cartolina, no jogo da 11ª jornada, com a Naval, tendo então Rúben Amorim feito a sua posição à direita da defesa. A segunda série é mais apertada e dá castigo ao quarto cartão, sendo esse o motivo que o leva a estar também à beira da penalização. Com Rúben lesionado, não abundam alternativas: Luís Filipe (pouco utilizado) ou... Airton, uma adaptação.

Luisão é aquele que está há mais tempo em risco de exclusão, mantendo-se com quatro cartões amarelos desde 3 de Outubro do ano passado, dia do jogo com o Braga no Estádio da Luz (1-0). Portanto, há quase cinco meses. Depois disso, só viu mesmo o vermelho directo, no 0-5, com o FC Porto, no Dragão, na sequência da cotovelada que dá no queixo de Guarín, já os encarnados perdiam por 0-3. Se Vasco Santos admoestar amanhã o camisola 4 e capitão, o treinador benfiquista terá Jardel como alternativa, mas só se este não vir nenhum amarelo. Caso contrário, ficam os dois de castigo. Depois tem ainda Roderick como opção, além, claro, de Sidnei, mas este jogará no seu lugar habitual.

Finalmente, Fábio Coentrão. O esquerdino mantém-se desde o encontro com o Beira-Mar, da 12ª jornada, a 28 de Novembro, com quatro amarelos (ver caixa). Se amanhã for posto de castigo, Jesus terá César Peixoto para o substituir, mas é preciso que este recupere da lesão que o tem impedido de jogar.

Na lista de jogadores com cartões amarelos, mas sem estarem em risco, estão Javi Martins (6), Carlos Martins (6), Rúben Amorim (3), César Peixoto (3), Gaitán (2), Óscar Cardozo (2) e Aimar (2).


Fonte: O Jogo

Sem comentários:

Enviar um comentário