sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Coentrão observado para a constelação

Barcelona de olho em Fábio Coentrão

Em apenas uma temporada, a cotação do talentoso Fábio Coentrão disparou de forma impressionante. Quando iniciava a temporada 2009/2010 como opção alternativa para a posição de extremo esquerdo, poucos acreditariam que tão cedo uma promessa que o Benfica recuperava de alguns empréstimos pudesse considerar-se agora um dos mais seguidos atletas do futebol internacional.

Uma adaptação bem conseguida fez a diferença, tendo o Benfica, que se sagraria campeão nacional com uma asa esquerda marcadamente ofensiva, a Selecção Nacional e o mundo do futebol ganho um fascinante lateral esquerdo.

Hoje, assiste-se a um Fábio Coentrão maduro, cheio de confiança, um verdadeiro destaque no esquema benfiquista, onde assume uma indispensável situação pela sua facilidade em desempenhar qualquer posto na ala esquerda, colocando-se à disposição das necessidades da equipa, podendo revelar-se um lateral perigosíssimo nas compensações no ataque, partindo de trás, ou um valioso extremo, neste caso a sua posição de origem.

Grandes nomes já foram associados à contratação. Analisando os nomes envolvidos, apenas um emblema parecia mais recatado no seu interesse pelo esquerdino encarnado, o poderoso Barcelona. Porém, os 'blaugrana também se encontram à espreita, colocando também Coentrão, na sua lista de craques a seguir bem de perto, encontrando-se bem no topo das opções para a lateral esquerda dos catalães assim que o reforço desta posição estiver em ponderação.

Poderia ter saído no último Verão, mas cumpriu a promessa de permanecer que havia deixado a Jesus

O Barça conhece bem a qualidade de um atleta que exibe uma carreira de clara ascensão, que poderá mesmo acabar num emblema de grande cotação internacional, Fábio Coentrão, um valor de rara qualidade em posições tão diferenciadas, uma pedra basilar para Jorge Jesus, o técnico que 'ressuscitou' a sua carreira no Benfica quando decidiu potenciar a sua enorme velocidade, própria para surgir 'embalado' com grande espaço para progredir, algo que pode ser facilmente conseguido com um recuo no terreno, transformando-se em um dos mais interessantes laterais esquerdos do Mundo.

A sua adaptação à lateral permitiu-lhe, aliás, pode chegar a internacional A por Portugal, conseguindo aos 22 anos entrar de forma respeitável na Selecção Nacional, quase directamente para o estatuto de titular indiscutível. Em Espanha questiona-se como terá sido possível o Zaragoza ter tido por empréstimo o futebolista por parte do Benfica há duas temporadas, sem ter tirado do atleta qualquer proveito, dado que a sua qualidade impressiona na actualidade, bem fácil de constatar na última partida do Benfica na Liga dos Campeões, bisando frente ao Lyon.

O último defeso registou grandes emblemas a 'acotovelarem-se' pela contratação do atleta, tendo até Coentrão recusado uma fabulosa proposta avançada pelo Bayern às águias pela sua contratação, dado que havia prometido a Jorge Jesus que permaneceria na Luz, mesmo conhecendo outros interessados para além dos bávaros, como o Chelsea ou o Real Madrid.

Os gigantes clubes espanhóis têm a qualidade de Fábio Coentrão em grande linha de conta, tanto o Real como o Barça, que o acompanhará desde os seus primeiros momentos de brilhantismo na Liga, tendo os 'blaugrana' sido aconselhados por Jorge Mendes, que alertou o dirigente catalão Txiki Begiristain do valor do craque benfiquista, que aí terá entrado na base de dados catalã.

O olhar do Barcelona fez-se sentir na presença de Coentrão no Campeonato do Mundo, destacando-se claramente entre os nomes que envergaram a camisola da Selecção Nacional, o que aumentou ainda mais a cotação do lateral encarnado.

Sem comentários:

Enviar um comentário