domingo, 3 de outubro de 2010

É hoje o grande jogo

Olhanense é 2.º classificado e pode receber, hoje ou amanhã, a companhia de V. Guimarães, Sp. Braga ou Benfica. Encarnados desejam ser hoje segundos e amanhã... terceiros. Empatar na Luz significa muito para o Sp. Braga.

Benfica e Sp. Braga jogam este domingo, pelas 20.15 horas, no Estádio da Luz e em cima da mesa está o apetitoso 2.º lugar, pertença, neste momento, do Olhanense, com 12 pontos.

Os encarnados de Lisboa sonham com os três pontos para, assim, continuarem a ascensão que os levou, nas últimas duas jornadas, do 13.º ao 5.º lugar (agora 7.º com um jogo a menos) da tabela.

Os homens da Luz poderão dar mais um salto de três posições e, tal como o Olhanense, olhar para a frente e ver apenas o FC Porto. Nada de que Jorge Jesus se possa orgulhar, pois é campeão nacional em título, mas sempre é melhor, sobretudo psicologicamente, ser 2.º (mesmo em igualdade) a dez pontos do líder do que ser 5.º à mesma distância.

Por outro lado, talvez o Benfica, mesmo ganhando ao Sp. Braga, nem sequer queira ser segundo classificado na final da jornada, pois este facto significaria que o FC Porto ganhara em Guimarães: coisa que os benfiquistas nem por sombras desejam. O ideal, para Jesus, era ganhar ao Sp. Braga e ficar, mesmo assim, no terceiro lugar, a dois pontos do V. Guimarães.

O termo apetitoso, utilizado na entrada deste texto, aplica-se muito mais ao Sp. Braga. Se para os benfiquistas ser segundo é quase como ser último, para os bracarenses ser segundo é repetir a melhor classificação de sempre. Domingos Paciência tem a vantagem de poder empatar na Luz e ficar na vice-liderança.

Basta, para isso, que amanhã o FC Porto não perca em Guimarães. O Sp. Braga não tem dúvidas: quer ganhar na Luz, na pior das hipóteses empatar, sonhando que, o FC Porto vença o velho rival minhoto. Seria sinal de que mantinha (ou aumentava) a vantagem para o Benfica e que, no muito particular “Campeonato do Minho”, estava na liderança.

Sem comentários:

Enviar um comentário