sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Campeão de extremos procura asas no mercado

Com Jorge Jesus ao comando da equipa do Benfica, a regra predominante é que o vulgar conceito de "meio-termo" fique cadeado no gabinete, prevalecendo no campo, ou na preparação da entrada no mesmo, o destemor e a incisividade resumíveis num simples e popular "ou vai ou racha". Olhando a factos, dos quais é indissociável o bem fresco e comprometedor espalhanço em Lyon, o comum dos adeptos do campeão nacional pode-se interrogar e, numa altura de negrume como esta, desabafar que na temporada passada a equipa "ia mais e rachava menos". Do lado deles, dos simpatizantes críticos, estão os números do balanço de 12 jogos oficiais, que traduzem uma realidade preocupante: seis vitórias e seis derrotas. Pela frieza dos resultados, a conclusão é que este Benfica é de extremos, ou ganha ou perde. Com isto, vai criando apreensão entre os seus seguidores, mas também os homens-fortes do futebol encarnado - o presidente Vieira e o director-desportivo Rui Costa - estão um pouco alarmados com o quadro actual, procurando por isso trabalhar em comunhão com o treinador no sentido de extrair, do mercado de jogadores, potenciais novas soluções para o plantel, visando nomeadamente o fortalecimento das zonas ofensivas dos corredores laterais, os quais, lembre-se, se despediram de Di María e Ramires no último Verão.

A busca de novas asas está em marcha e, sem negligenciar o lado direito, aponta com maior precisão ao flanco esquerdo - para o qual Jesus reconhece ter poucas opções -, seja na perspectiva de recrutar um ala puro ou de descobrir um lateral qualificado que, quando o técnico o entender, atire Coentrão para o núcleo de possíveis chaves no sector intermédio. Esta demanda compreende-se pelas exibições e pela generalidade dos resultados. As contas da Liga dos Campeões estão demasiado encravadas para quem ambicionava encantar na Europa e, tendo isso em mente, investiu com o objectivo de no mínimo atingir os quartos-de-final, mas entre fronteiras, a campanha no campeonato, por se situar a léguas do brilhantismo que reanimou um gigante que andava adormecido, é só mais um sinal de que Gaitán e Salvio, os reforços assegurados há uns meses com o propósito de cobrir as saídas de Di María e Ramires, estão a demorar demasiado tempo a aquecer os motores. Mais do que nunca, Jesus lamentará a "deserção" do experiente Aleksander Hleb para Birmingham, onde o bielorrusso se limita a jogar para garantir uma posição segura na segunda metade da tabela.

Espírito de trepador, precisa-se

Até ser escusadamente expulso em Lyon, Gaitán estava em fase ascendente e enraizava-se no onze, mostrando capacidade de decisão tanto a criar jogo como a oferecer golos aos colegas. Porém, a conduta disciplinar que no espaço de nove minutos o pôs fora de combate em França produziu uma adversidade que configurará no imediato uma adversidade do tamanho de uma montanha, só transponível pela força da habilidade e do rendimento. E é bem verdade que tanto na Champions como na Liga ZON Sagres, Jesus, enquanto espera pelas prendas de Natal - condicionáveis pela carreira europeia -, precisa de um colectivo com fibra e espírito de trepador, que seja capaz de sofrer quando o momento ou o adversário o exigirem, sem que daí ressaltem constrangimentos, embaraços ou outro tipo de razões menos óbvias como as que, em certos lances-chave, têm anestesiado unidades (teoricamente) importantes, como são os casos de David Luiz e Javi García.n

Urreta fura no Corunha

Porventura devido a dificuldades de sincronização com o treinador, Urreta não coube nas preferências de Jesus na época passada e voltou a ter guia de marcha no último defeso. Foi emprestado ao Corunha, onde depressa desbravou espaço no onze de Miguel Ángel Lotina, furando a bel-prazer por qualquer dos flancos. Além de convencer o treinador, conquistou a simpatia e o gosto dos adeptos. O gozo do estatuto de titularíssimo sofreu, no entanto, uma pausa em virtude da lesão de média gravidade sofrida contra o Getafe, na terceira jornada da liga espanhola.

1 comentário:

  1. Olá. Venho informar que devido a assuntos escolares, vai ser difícil postar capítulos novos brevemente. Não vai demorar muito, mas durante pelo menos uma ou duas semanas, não me vai ser possível postar. Espero que compreendam, mas que continuem a comentar à vontade, deixando até mesmo os vossos palpites!

    E agora, um pedido especial, gostava que visitassem uma FanFic que vou indicar aqui em baixo, que não é minha, mas eu adoro-a muito e gostava de ajudar a pessoa que teve o trabalho e a coragem de a começar. Queria que a visitassem e a comentassem, e que também ajudassem a divulgar. A "escritora" é uma pessoa muito próxima de mim e também espero que gostem da FanFic dela! A FanFic é :

    http://fanfic-canbecomereal.blogspot.com

    Obrigada, e beijinhos :)

    ResponderEliminar