sexta-feira, 29 de outubro de 2010

"Águias" garantem vitória contra Paços de Ferreira (2-0)

O Benfica abriu esta noite a nona jornada da Liga Zon Sagres impondo uma vitória ao Paços de Ferreira em casa, por duas bolas a zero. Antes da deslocação ao Estádio do Dragão, os "encarnados" conseguiram travar as oportunidades da equipa pacense, impedindo que esta levasse a melhor na Luz. Aimar e Kardec foram determinantes ao apontar os golos da vitória benfiquista, a quinta consecutiva no campeonato nacional.

Apesar de uma primeira parte mais ofensiva para o Benfica, o Paços de Ferreira foi a primeira equipa a chegar à baliza adversária com perigo, num remate de Rondon, que afasta Luisão e lança a bola para a defesa de Roberto, logo aos seis minutos. Aos dez, Maykon chega também com força à baliza defendida por Roberto, mas o guarda-redes defende.

É Saviola que estreia as oportunidades de perigo para a equipa orientada por Jorge Jesus. Aos 12 minutos, o avançado chuta de forma certeira para a baliza pacense, aproveitando uma assistência de Fábio Coentrão e acabando a bola por bater em Cássio. Mas, dois minutos a seguir, o argentino não falha; afastando-se dos defesas do Paços de Ferreira, Saviola remata com força e consegue fazer o "primeiro" para a equipa da casa.

O golo pareceu favorecer a confiança do Benfica. De forma organizada, Fábio Coentrão avalia o jogo, passa a bola a Kardec, que, da esquerda, cruza com perigo. Saviola consegue segurar a bola mas acaba por atirá-la contra Maykon.

As oportunidades iam surgindo e, aos 22 minutos, Javi García consegue alcançar a baliza de Cássio, mas o guarda-redes, atento, defende.

Ainda assim, a equipa da capital do móvel não esmoreceu e, a passos, tentava entrar na área adversária. Aos 24 minutos, Nuno Santos remata de longe e a bola passa muito perto da trave da baliza de Roberto. A resposta "encarnada" não se fez esperar e Coentrão e Saviola protagonizam uma nova jogada de perigo, que acaba com a bola a passar ao lado da baliza do Paços de Ferreira. Ainda Nuno Santos, aos 40 minutos, aproxima-se da área do Benfica, lançando a bola com perigo para a defesa de Roberto. Esta jogada é seguida de uma ofensiva de Baiano, que também consegue ser impedida pelo guarda-redes do Benfica.

Antes do intervalo, há ainda a destacar um lance com perigo da autoria de Bura, na cobrança de um livre directo. O jogador pacense remata mas a bola bate na barreira, com Roberto a sair dos postes para segurar a bola.

Na entrada na segunda parte, Nuno Santos volta a criar oportunidade para o Paços de Ferreira igualar, mas o avançado estava demasiado longe e acaba por não acertar na baliza. Rondon regressa poucos instantes depois à área benfiquista, mas a bola é desviada pelo guarda-redes "encarnado".

Apesar das tentativas pacenses é novamente o Benfica a ser melhor sucedido. Aos 64 minutos, Javier Cohene vê um cartão amarelo devido a uma falta cometida sobre Coentrão, já na área do Paços, dando origem a uma grande penalidade. Na conversão desta, Kardec não falha e garante o segundo tento da equipa da casa, com Cássio a atirar-se para o lado contrário à direcção em que seguia a bola.

Após o golo, ainda é o avançado do Paços Nélson Oliveira a chegar á área "encarnada" com perigo, aos 75 minutos. O jogador pacense volta, poucos minutos depois, a criar uma nova oportunidade para a sua equipa, mas a bola passa ao lado da baliza de Roberto.

Já perto do apito final, Kardec cria perigo próximo da baliza de Cássio, mas a bola embate em Bura. A esta jogada seguem-se ainda duas outras que poderiam ter permitido dilatar a vantagem do Benfica: primeiro um remate de Saviola que, assistido por Salvio, acaba por atirar por cima da baliza, depois Gaitán remata à baliza protegida por Cássio mas não consegue ser certeiro.

Com esta quinta vitória consecutiva no campeonato, o Benfica soma 18 pontos e está a quatro do FC Porto, que lidera a tabela classificativa.

Equipas:

- BENFICA: Roberto, Maxi Pereira, Luisão (Sidnei, 87), David Luiz, César Peixoto (Sálvio, 63), Gaitan, Javi Garcia (Airton, 75), Fábio Coentrão, Aimar, Saviola e Kardec.
Suplentes: Moreira, Sidnei, Airton, Filipe Menezes, Sálvio, Jara e Weldon.

- PAÇOS DE FERREIRA: Cássio, Baiano, Cohene, Bura, Maykon, Filipe Anunciação, André Leão (David Simão, 77), Leonel Olímpio, Nuno Santos (Amond, 81), Rondon e Pizzi (Nelson Oliveira, 67).
Suplentes: Coelho, Samuel, David Simão, Amond, Nélson Oliveira, Di Paula e Manuel José

Marcadores:
- Aimar, 1-0,  14 minutos.
- Kardec, 2-0,  65 (grande penalidade).

Árbitro: Bruno Esteves (Setúbal).

Acção disciplinar: cartão amarelo para André Leão (34), Rondon (35), Cohene (64), Baiano (78 e 83) e Leonel Olímpio (86). Cartão vermelho por acumulação de amarelos para Baiano (83).

Assistência: 29 529 espectadores.

Sem comentários:

Enviar um comentário