domingo, 19 de setembro de 2010

Vieira evitou saida de Coentrão

Fábio Coentrão esteve a um passo de ser emprestado no início da época passada e só ficou no Benfica porque Filipe Vieira conseguiu que Jorge Jesus mudasse de ideias.

Contratado ao Rio Ave em 2007, quando ainda actuava como médio-ala esquerdo, o jogador era tido como um jovem instável emocionalmente e com conduta imprópria para um profissional de futebol, razão que terá alegadamente travado a cobiça do FC Porto, que o queria contratar.

O destino acabou por ser o Benfica, em 2007/08, mas logo na primeira temporada foi emprestado ao Nacional, por indicação de Fernando Santos. Terminou a época mas, uma vez mais, estava escrito que o destino de Coentrão estava longe da Luz. Englobado no negócio de Pablo Aimar e cedido, a título de empréstimo, ao Saragoça, que disputava a 2ª Liga espanhola. Na capital de Aragão, o veredicto foi o mesmo e Coentrão quase nem jogou, acusado de má conduta profissional por ter sido visto na noite.

Ignorado pelo então treinador, Quique Flores, regressou a Portugal, ao ‘seu’ Rio Ave, na reabertura do mercado, em 2008-09, recuperando a alegria de jogar futebol, e com as suas exibições garantiu uma vez mais a presença no estágio de pré-época do Benfica.

Contudo, apurou o Correio Sport junto de fonte do clube da Luz, também Jorge Jesus entendeu ser melhor emprestar novamente Coentrão, aludindo ao seu perfil imaturo. A reviravolta deu-se após uma conversa entre o técnico e o presidente, Luís Filipe Vieira. O líder dos encarnados fez ver ao treinador que o clube tinha realizado um grande investimento no jovem futebolista (1 milhão de euros) e era a terceira vez que ia ser emprestado.

Os argumentos sensibilizaram o técnico, que acedeu a manter Fábio Coentrão no plantel, sendo, teoricamente, o suplente de César Peixoto, por quem o Benfica pagou 400 mil euros ao Sporting de Braga. Foram, justamente, os problemas físicos de Peixoto que abriram caminho à afirmação de Coentrão. Experimentado como lateral-esquerdo, nunca mais deixou a posição e hoje é titularíssimo do Benfica e da Selecção. Cobiçado por alguns tubarões (Juventus, Bayern Munique), ganha 25 mil euros mensais e tem cláusula de 30 milhões. A SAD propõe-se aumentá-lo para 40 mil euros e blindá-lo com uma cláusula de rescisão na ordem dos 40 milhões.

Fábio Alexandre da Silva Coentrão nasceu em Vila do Conde, a 11 de Março de 1988 (22 anos). Iniciou a carreira profissional no Rio Ave, em 2004-05, chegando ao Benfica em 2007-08. Soma 8 internacionalizações pela Selecção.

Sem comentários:

Enviar um comentário