segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Fotocópia de Di Maria

Jorge Jesus tem dois amores e, como na canção, um é loiro e outro é moreno. Mas ambos são esquerdinos. Longe de um deles, pois Di María saiu durante o Verão com destino ao Real Madrid, o técnico presta agora mais atenção a Fábio Coentrão, que tudo tem feito para fazer esquecer Angelito, prometendo tornar-se na... fotocópia do anterior camisola 20 do clube da Luz, embora em versão... loira.

O camisola 18 tem alternado entre a defesa e o meio-campo, tendo sido utilizado nessa posição nas duas últimas partidas. Os seus números são em tudo semelhantes aos do argentino na época passada. Nos primeiros oito jogos, o internacional português tem um golo - que selou o triunfo ante o Marítimo - e uma assistência, tal como Di María no mesmo período da época passada. É apenas o primeiro de muitos cruzamentos entre dois percursos muito comuns.

Contratados em 2007, os internacionais por Portugal e Argentina, que nasceram com menos de um mês de diferença (têm 22 anos), destacaram-se durante o Verão desse ano, no Mundial de sub-20. O agora também lateral-esquerdo foi o melhor da selecção portuguesa, que realizou uma má campanha, enquanto Di María brilhou pelo País das Pampas, conquistando o ouro.

Avalizados por Fernando Santos, que viria a comandar a equipa apenas durante dois jogos no início de 2007/08, os dois jogadores chegaram à Luz como grandes promessas, mas tardaram a afirmar-se definitivamente de águia ao peito. E tudo sucedeu sob o comando de Jorge Jesus, que os fez finalmente brilhar ao mais alto nível.

Fábio Coentrão até foi o primeiro a ser contratado pelos benfiquistas - a 29 de Março de 2007, depois de ter estado praticamente certo no rival Sporting -, mas Di María tardou apenas quatro meses a seguir o seu exemplo. E se o primeiro chegou por um milhão de euros, o segundo custou oito, divididos em duas prestações! O objectivo para ambos era bem complicado: suceder a Simão Sabrosa.

A pressão não ajudou e fez sucumbir a jovem dupla. Fábio Coentrão acabou por ser cedido a meio da primeira época ao Nacional, voltando a rodar em 2008/09, ao serviço do Saragoça - onde jogou apenas 7' - e do Rio Ave. Angelito, por sua vez, garantiu sempre um lugar no plantel, mas demonstrou grande irregularidade. Por isso, nunca foi indiscutível para José Antonio Camacho, Chalana ou Quique Flores.

Tudo mudou desde que Jesus chegou à Luz. O técnico prometeu uma equipa a jogar o dobro - e esta dupla não fez por menos. De tal forma que garantiram um lugar no Mundial, despertando a cobiça dos principais clubes europeus. Di María chegou ao Real Madrid, e Fábio Coentrão também esteve perto de dar o salto, sendo o futebolista mais cobiçado do actual plantel.

FÁBIO COENTRÃO / ANGEL DI MARÍA

DATA DE NASCIMENTO
11 DE MARÇO DE 1988 / 14 DE FEVEREIRO DE 1988

PÉ PREFERIDO
CANHOTO / CANHOTO

CONTRATADO A
29 DE MARÇO DE 2007 / 27 DE JULHO DE 2007

CUSTO
1 MILHÃO DE EUROS / 8 MILHÃO DE EUROS


OUTROS FACTOS

Um dos melhores de Portugal no Mundial de Sub-20 de 2007 / Uma das estrelas do Mundial sub-20 de 2007

Impôs-se na Luz à terceira temporada / Impôs-se na Luz à terceira temporada

Explodiu com Jorge Jesus / Explodiu com Jorge Jesus

Nos primeiros 8 jogos de 2010/11: 1 golo, 1 assistência / Nos primeiros 8 jogos de 2009/10: 1 golo, 1 assistência

Sem comentários:

Enviar um comentário