domingo, 19 de setembro de 2010

Benfica vence por 1 centimetro

O equilíbrio é a nota dominante no que toca à altura média das equipas prováveis do Benfica e do Sporting. Há quem defenda que a equipa leonina padece de falta de centímetros, mas basta fazer as contas para chegarmos à conclusão que o conjunto da águia não manifesta uma grande superioridade nesse capítulo. O onze que Jesus deve escalar para o dérbi de hoje só apresenta 1 centímetro a mais relativamente ao de Paulo Sérgio (1,80m/1,79m). A diferença é fruto dos atletas que evoluem no ataque.

O quinteto defensivo do Benfica possui duas torres, Roberto (1,95m) e Luisão (1,93m), contando ainda com um terceiro elemento de elevada estatura, David Luiz (1,85m). Apesar de Maxi (1,73m) “estragar” a contabilidade – Coentrão é um pouco mais alto (1,78m) –, a defesa constitui o sector com uma altura média mais elevada (1,84m). Essa é, aliás, a mesma marca atingida pelo quinteto recuado do Sporting, no qual pontificam os dois jogadores mais altos do onze, Rui Patrício (1,88m) e Nuno André Coelho (1,90m).

Baixinhos no miolo

O meio-campo do Benfica é maioritariamente composto por elementos de estatura mediana. Exceção feita a Javi (1,86m), o miolo está entregue a “baixinhos” – Martins (1,72m), Gaitán (1,73m) e Aimar (1,70m) –, cujo talento é inversamente proporcional à estatura. A intermediária leonina apresenta uma altura média igual (1,75m). E, graças a Cardozo (1,93m), é no ataque que surge a desigualdade entre os conjuntos. O Tacuara compensa a baixa estatura de Saviola (1,68m) no mano-a-mano com Postiga (1,82m)/Liedson (1,75m).

Sem comentários:

Enviar um comentário