domingo, 8 de agosto de 2010

Fábio Coentrão no meio-campo: uma opção contra-natura

Jorge Jesus regressou a um passado longínquo e adiantou Fábio Coentrão no terreno. A aposta saiu-lhe mal. O Benfica não conseguiu ter um médio/extremo desequilibrador e deixou de ter um lateral esquerdo de qualidade. Coentrão é mais vítima do que réu; Jesus é mais culpado do que inocente.

A limitação física de Nico Gaitán não explica tudo.

Os últimos meses geraram o melhor lateral esquerdo português, quiçá um dos melhores de sempre, e Jesus desaproveitou-o na primeira batalha da época. César Peixoto, está visto, não tem nem a mesma agressividade, nem a velocidade, nem a concentração competitiva do rapaz das Caxinas. E nunca terá, não lhe está nos genes.

Ora, com esta medida, Jesus manietou o flanco esquerdo da equipa: não defendeu bem e atacou mal. Tudo teria sido mais simples, que não infalível, se Fábio Coentrão tivesse continuado na posição que melhor ocupa e César Peixoto, eventualmente, preenchesse o lado esquerdo do losango intermediário.

Perante tal supremacia do F.C. Porto, é óbvio que esta medida de Jesus não explica tudo. Mas, pelo menos, é um bom começo de conversa. Fábio Coentrão fez da lateral esquerda o seu habitat natural e, mesmo em declarações públicas, já o reconheceu.

Se a Supertaça serviu para alguma coisa ao Benfica, foi para confirmar inequivocamente que Fábio Coentrão é lateral e não extremo.

Sem os 30 metros de embalo que a posição mais recuada lhe confere, Coentrão não teve profundidade e a águia jamais voou sobre a esquerda.

(...)

1 comentário:

  1. Sou uma super fã do Fabio Coentrao, admiro muito o trabalho dele, ele é um excelente jogador, ele é lindo e tem um talento para o futebol melhor do que qualquer outro...
    Amo o Fabio Coentrao ele é o meu idolo...
    E tenho a certeza que vai ser um otimo pai!!
    Felecidedes para ele...

    ResponderEliminar