sábado, 24 de julho de 2010

Benfica vence Mónaco no regresso a casa

O campeão português de futebol, Benfica, voltou hoje, sábado, ao seu Estádio da Luz, em Lisboa, com um triunfo por 3-2, diante da AS Mónaco, em partida de apresentação aos adeptos.

Com tentos do brasileiro Airton, do argentino Aimar e do paraguaio Cardozo, os "encarnados" somaram a quarta vitória em seis jogos já disputados na pré-temporada, impondo a terceira derrota em cinco partidas de pré-época ao oitavo classificado da Liga francesa.

O treinador da casa, Jorge Jesus, que comemorou 56 anos com o prémio do CNID (associação de jornalistas de desporto), tal como o defesa brasileiro David Luiz e o internacional luso Fábio Coentrão, manteve o guarda-redes Roberto na baliza e o espanhol foi ovacionado a cada intervenção, por menos complicada que fosse.

Ruben Amorim assumiu o posto de defesa direito, ao lado de Sidnei, David Luiz e César Peixoto, com Airton, Carlos Martins e os argentinos Gaitan e Aimar no meio campo, enquanto o brasileiro Kardec era apoiado por outro argentino, Saviola, no ataque.

O técnico dos monegascos, Guy Lamcombe, preferiu um esquema de 4-2-3-1 para neutralizar o 4-1-3-2 "encarnado", com Mangani e Contadeur mais atrasados, face ao criativo Niculae, enquanto Sagbo era o mais avançado.

O futebol apoiado e móvel do Benfica foi fazendo recuar os visitantes e, depois de alguns dos muitos "tiros" de Carlos Martins, contrariados pela defesa contrária, Airton inaugurou o marcador de cabeça, livre de marcação ao segundo poste, num canto cobrado por Aimar, aos 30.

Já depois de Aubameyang ter rematado ao poste, num lance mais consentido do que construído, surgiu o empate, graças ao tento de Sagbo, aos 42, após uma perda de bola e uma combinação com Niculae, numa jogada em que David Luiz e Sidnei foram algo permissivos.

O mesmo aconteceu sobre o intervalo, quando Ruben Amorim permitiu que Sagbo controlasse a bola no flanco direito, acabando César Peixoto a carregar Niculae na grande área e o árbitro Bruno Paixão a assinalar grande penalidade, convertida por Mongongu.

Aos 50 minutos, mercê de uma pressão mais alta, que permitia ao Benfica recuperar mais cedo a posse de bola, Aimar, na sequência de um desses lances, progrediu vários metros e atirou de longe, cruzado ao ângulo superior esquerdo da baliza contrária, empatando a partida.

Aos 62 minutos, quando as substituições começaram a abundar, o recém entrado Cardozo aproveitou o seu segundo toque na bola para recolocar o Benfica em vantagem, após uma veloz "arrancada" e respetivo cruzamento de Coentrão na ala esquerda.

Até final, os "encarnados" controlaram sempre a partida, mantendo os adversários, sem grande réplica, à distância da sua área, num jogo em que antes do apito inicial os "Campeões!" já o eram e que terminou com a mesma palavra de ordem e muitos "olés!".

Benfica 3 - AS Mónaco 2

Marcadores:
1-0, Airton, 30 minutos.
1-2, Mongongu, 46+ (grande penalidade).
2-2, Aimar, 50.
3-2, Cardozo, 62.

Sob arbitragem de Bruno Paixão (Setúbal), as equipas alinharam:

- Benfica: Roberto, Ruben Amorim, Sidnei, David Luiz, César Peixoto, Airton, Carlos Martins, Gaitan, Aimar, Saviola e Kardec.
Jogaram ainda: Fábio Coentrão, Javi Garcia, Júlio César, Luís Filipe, Cardozo, Felipe Menezes, Moreira, Weldon, Nuno Gomes e Fábio Faria.


- AS Mónaco: Ruffier, Adriano, Mongongu, Hansson, Bulot, Coutadeur, Mangani, Aubameyang, Niculae, Malcuit e Sagbo.
Jogaram ainda: Lolo, Alonso, Nkoulou, Chu Young Park, Gosso, Appiah e Gakpe.


Árbitro: Bruno Paixão (Setúbal).

Acção disciplinar: cartão amarelo para Adriano (44) e César Peixoto (45+).

Assistência: 40 777 espectadores.

1 comentário: