sexta-feira, 25 de junho de 2010

Portugal-Brasil: O jogo grande

O Portugal-Brasil é um jogo que marca o prestígio das duas selecções e um confronto de rivais, que se realizará em Durban, onde viveu Fernando Pessoa, um dos maiores poetas da história da literatura universal.

À partida para o desafio já se sabe que o Brasil está qualificado para os oitavos-de-final e Portugal necessita de um empate ou de evitar uma goleada.

O cenário do encontro é o estádio Moses Mabhida, em Durban. O árbitro é o mexicano Benito Archundia.

Portugal tem três jogadores em risco de exclusão se voltarem a ver o cartão amarelo. São eles: Cristiano Ronaldo, Pedro Mendes e Hugo Almeida. No Brasil só Ramires estão em risco se vir novo cartão amarelo.

Nas horas que antecedem o jogo a maior expectativa está em saber quais os "onzes" iniciais das duas equipas. mas isso está no segredo das equipas técnicas e jogadores. Por fora a comunicação social especula e da observação e conversa com elementos próximos dos grupos tenta adiantar as equipas prováveis. Para já, o que se diz é que Paulo Ferreira e Liedson devem voltar à equipa inicial portuguesa para substituir Miguel e Hugo Almeida, e que no Brasil Júlio Baptista e Daniel Alves podem render Kaká (castigado) e Elano (lesionado).

O que poderá fazer a diferença neste encontro ?!... Seguramente o talento dos intérpretes e os lances de bola parada. Daí os jogadores portugueses terem voltado a treinar ontem, com insistência, a marcação de livres directos. Do lado luso especialistas neste tipo de lances não faltam: Cristiano Ronaldo, Simão, Miguel Veloso e Duda, só para citar os casos mais flagrantes.

Portugal e Brasil vão encontrar-se pela 19.ª vez na sua história. O saldo é desfavorável a Portugal que em 18 desafios obteve 4 vitórias, 2 empates e 12 derrotas, com 15 golos marcados e 35 sofridos. Dos 18 encontros realizados, 17 foram de carácter particular, e no único oficial no Mundial de 1966 a equipa lusa ganhou por 3-1 era seleccionador Manuel da Luz Afonso.

Sem comentários:

Enviar um comentário